HU-Univasf receberá emenda parlamentar de R$ 1,8 Milhão para investimentos em ampliação e equipamentos

0

No último sexta-feira (12), o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu a visita do senador Humberto Costa (PT) para um anúncio importante: a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 1,8 milhão à instituição.

Somos uma instituição que dá suporte ao atendimento de mais de 2 milhões de habitantes na região integrada de saúde Rede Peba, totalizando 53 municípios e, para isso, é necessário muito investimento para a capacitação de pessoal, aquisição de equipamentos para, consequentemente, atendermos mais e melhor a população de toda essa região. Os recursos provenientes da emenda serão direcionados para áreas prioritárias do hospital, incluindo a aquisição de equipamentos essenciais como arco cirúrgico, eletrocardiograma e desfibrilador, além da reforma da subestação elétrica e suporte ao Centro de Pesquisa Clínica do HU-Univasf.

O superintendente do HU-Univasf, Julianeli Tolentino, ressaltou a importância desse investimento para fortalecer as atividades hospitalares.

“Essa emenda é fundamental para nosso Hospital Universitário. Faremos investimentos significativos, como na reforma e ampliação da capacidade da nossa subestação elétrica, proporcionando condições para investir em novos equipamentos e melhor atender à população da nossa região.”

O vereador Gilmar Santos, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, destacou o esforço coletivo para garantir investimentos de qualidade.  

“Estamos aqui representando a câmara municipal e é um esforço em fazer bem. A população de mais de 2 milhões de pessoas de 53 municípios depende desse apoio para a saúde. Essa emenda ajuda a desafogar, mas esperamos mais investimentos de outros parlamentares”. 

Télio Nobre, reitor da UNIVASF, enfatizou a necessidade de recursos para aprimorar os serviços hospitalares:

“Essa emenda será crucial para a qualificação dos serviços prestados pelo nosso Hospital Universitário. Precisamos ampliar nossos investimentos em equipamentos e infraestrutura para atender melhor à população.”

O senador Humberto Costa ressaltou a importância da destinação do recurso e anunciou futuros investimentos:

“Esses recursos são vitais para o hospital, permitindo melhorias na infraestrutura e aquisição de equipamentos essenciais. Além disso, apresentaremos novas emendas para construção de uma nova unidade de atendimento de urgência e emergência. O Centro de Pesquisa Clínica do HU-Univasf é muito importante para um país que deseja produzir Ciência, Tecnologia, promover a criação de patentes e fortalecer o nosso complexo econômico-industrial da saúde”

Odacy Amorim, pré-candidato do PT, acompanhou o anúncio do recurso e destacou a importância do investimento em saúde para a cidade:

“Esse investimento é essencial para Petrolina. A população enfrenta dificuldades na área da saúde, e precisamos garantir melhores condições. Estou comprometido em fazer o melhor pela nossa cidade.”

Em 2022, o Hospital da Univasf foi classificado para a implantação de Centro de Pesquisa Clínica com apoio da Ebserh, incentivando o desenvolvimento de pesquisas no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Este Centro possibilita a captação e o avanço de pesquisas clínicas no âmbito do hospital. É o primeiro com esta finalidade na região do Vale do São Francisco, contribuindo para o progresso tecnológico e inovação em saúde no contexto de ensaios com novas estratégias terapêuticas, novos produtos para utilização em saúde, tecnologia 3D, biomateriais e produtos naturais do semiárido, articulando a academia, pesquisadores, estudantes, o Hospital Universitário, a indústria e as agências de fomento do estado e do país.