Hemope de Petrolina lembra importância da doação na Semana Nacional do Doador de Sangue

0
Estudante Alice Araújo, de 19 anos, realiza sua primeira doação. Foto: Moacir Santana


A estudante Alice Araújo, de 19 anos, esteve no Hemope nesta quarta (23) para fazer a sua primeira doação. “É um sentimento lindo, meu sonho desde pequenininha era doar sangue e a primeira vez que eu tenho a oportunidade, me sinto muito feliz em tá fazendo isso, muito grata. É muito bom ajudar dessa forma”, afirmou.

Na Semana Nacional do Doador de Sangue, o Nossa Voz lembra a importância de salvar vidas, e nesta quarta-feira (23) esteve na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) em Petrolina.

Repórter Davi Mendonça entrevista a assistente social Cássia Menezes no Nossa Voz desta quarta (23/11). Foto: Moacir Santana.

A nossa equipe de reportagem conversou com a assistente social do Hemope Petrolina, Cássia Menezes. Ela explicou a importância dessa semana nacional, assim como do Dia Nacional do Doador de Sangue, que será celebrado dia 25 de novembro. “É uma forma de homenagear essas pessoas que vêm aqui, da sua casa, do seu trabalho para fazer a sua doação”, disse. 

Menezes informou os critérios para fazer a doação. “Estar bem de saúde, documento em mãos, RG, vir alimentado, vir de máscara também, a gente continua na área de saúde usando máscara, e estar bem de saúde em primeiro lugar. (…) Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação.”, explicou.

Cássia falou ainda sobre o tipo sanguíneo em menor quantidade no estoque. “Nós estamos precisando no momento, lembrando que todos serão bem-vindos, mas o A negativo, a gente tá  precisando muito dos doadores, aquelas pessoas que vêm nesse tipo de sangue a gente agradece, estamos precisando muito estocar, está baixíssimo A negativo, e tem pessoas, pacientes precisando desse sangue”, afirmou Cássia. 

O atendimento no Hemope é feito por ordem de chegada. “A gente orienta assim, quanto mais cedo chegar o doador, há probabilidade de sair mais cedo, o tempo depende do quantitativo de doadores no dia. Quando tem quantidade maior de doador, demora mais um pouquinho”, explicou a assistente social.

O Hemope de Petrolina funciona de segunda a sexta-feira de 7h30 às 12h. A assistente informou que dia 28 de novembro, próxima segunda-feira, o horário de funcionamento será reduzido, de 7h30 às 10h, em virtude do jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo.