Governadora avisa que o Juntos pela Segurança vai precisar de mais um mês para ser divulgado

0

governadora Raquel Lyra (PSDB) adiou mais uma vez a divulgação do Programa Juntos pela Segurança. Na última sexta-feira (29), ela avisou que precisará de mais 30 dias para apresentar as políticas de segurança e defesa social para o Estado.

O programa, que tinha previsão de ser divulgado em detalhes no último dia 28, carece, segundo ela, de mais discussões e ajustes exigidos pelo Sistema Nacional de Segurança Pública.

As linhas gerais do Juntos pela Segurança foram reveladas durante evento no Teatro Guarapes, do Centro de Convenções, no dia 31 de julho. E estão divididas em diretrizes, eixos estratégicos e instrumentos, totalizando R$ 1 bilhão de recursos para a área.

No dia 4 de julho, a governadora entregou 100 viaturas e sete mil coletes à prova de bala, dentro das ações previstas no Juntos pela Segurança. Na ocasião a então secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha, avisou que governo pretende renovar a frota policial em pelo menos um terço até o fim do ano.

Na última quarta-feira (27/09), durante o Ouvir para Mudar, no Recife, a governadora anunciou a implantação do regime de plantão de 24 horas na 14ª Delegacia da Mulher no distrito de Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho, garantindo que todas as unidades da RMR funcionem o dia inteiro.

Também autorizou a contratação de empresas especializadas na realização de concursos públicos para a segurança pública, com a abertura de 2.400 vagas para praças e 300 para oficiais da Polícia Militar; 60 vagas para oficiais e 600 praças do Corpo de Bombeiros; 45 delegados, 250 agentes de polícia e 150 escrivães da Polícia Civil. O concurso havia sido prometido em julho e deve acontecer no início de 2024

Fonte: Folha PE