Gerente da Compesa contesta ARMUP, anuncia investimentos e garante abastecimento 24 horas por dia em Petrolina

0
(Foto: Victória Resende/ GRFM)

Desperdício de água limpa, falta d’água nas torneiras, esgotos estourados, boca de lobo entupida, reclamações sobre medição da água pelo hidrômetro e sem falar na água salobra que vem causando transtornos aos petrolinenses. Essas são algumas das denuncias cotidianas recebidas pelo Nossa Voz. Para alguns moradores, a solução é tirar a Compesa da cidade.

O programa desta terça-feira (2) ouviu os esclarecimentos do gerente regional da Compesa, Marcelo Guimarães, que fez um balanço dos investimentos e respondeu aos questionamentos.

Balanço

Pela avaliação do gestor, o saneamento básico da cidade é destaque. “É tranquilo informar que ao longo desses últimos dez anos investimos cerca de 200 milhões de reais em água e esgoto, isso é um dado interessante, porque se transforma em resultados que podemos ver nas mídias, esse investimento só trouxe resultados. Fato é, que um dos indicadores, um dos segmentos no Índice de Desafio de Gestão Municipal (IDGM), que é o saneamento básico foi onde Petrolina teve a maior pontuação. A gente pode ver claramente que em uma década, a população de Petrolina cresceu cerca de 50 porcento, é uma cidade que tem uma infraestrutura em plena expansão e não foi diferente com a gente, o volume de esgoto tratado da Compesa praticamente dobrou nesse período, ou seja, os investimentos estão se fazendo presentes. Petrolina hoje está entre as 30 melhores cidades em termo de saneamento segundo o Instituto Trata Brasil. Petrolina é a cidade com a melhor qualidade de vida no nordeste, conforme o IBGM. A gente traduz os investimentos em resultados, os investimentos estão aí”, pontuou o gerente regional da Compesa, Marcelo Guimarães.

200 milhões investidos em Petrolina

Na segunda-feira (1°), o presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos (ARMUP), Rubem Franca, questionou os investimentos que somam R$ 200 milhões para Petrolina “Onde está o investimento de 200 milhões?”, questionou ao detalhar os problemas enfrentados pela comunidade. [lembre aqui]. Marcelo afirma que Petrolina é 100% abastecida, por 24 horas, todos os dias.

“Os investimentos se traduzem em números. Hoje, 83% da cidade de Petrolina tem cobertura de esgoto, coleta e tratamento, 100% da cidade é abastecida com água 24 horas por dia, todos os dias”. Questionado por essa assertiva, nas nuances da falta d’água no bairro João de Deus [um dos bairros com pontos críticos da cidade], ele destacou que trata-se de um caso particular (…). “As obras intensas de mobilidade que estão sendo desenvolvidas pela gestão municipal tem causado interferências sucessivas, em especial no bairro João de Deus. Foram sequências de quebras de rede nossa, por conta das intervenções nas vias e viadutos, e isso repercute no bairro que foi a área de atuação mais forte nesse período. Ou seja, essa questão é temporária, transitória, é como aquela velha frase: ‘desculpe os transtornos, mas estamos em obras’. Os 200 milhões estão aí, Petrolina hoje é a melhor cidade em qualidade de vida e o saneamento foi quem mais pontuou. O trabalho está sendo muito bem feito”, classificou Guimarães.

Periferia

“À medida que a cidade expande, que vem sendo ocupada de formas desordenada, digamos assim, é péssimo pois não tem projetos, nem infraestrutura, e quando isso acontece a gente tem que ir atrás(…). Temos três projetos em fase de contratação para execução – o Jardim Petrópolis, Parque Mandacaru e Vila das Esmeradas, essas três áreas não possuem rede de abastecimento, quatro milhões de pessoas serão contempladas, esse projeto tem um total de 1 milhão de reais”, contou.

Chateado com os serviços da Compesa, Juarez da Silva, morador do bairro João de Deus, classificou a autarquia como sendo mentirosa e desabafou. “Peço desculpas ao senhor, mas quando vier para o rádio, venha com a verdade, porque ninguém aguenta mais esse tanto de mentiras dos porta-voz do Governo do Estado, pagamos água e não estamos pedindo esmola não. Agora o senhor vir, em um veículo de comunicação, dizer que os bairros periféricos tem água 24 horas é chamar a população de Petrolina de mentirosa. Já teve vários movimentos contra a Compesa, isso é um câncer, não é de hoje que o programa Nossa Voz pauta os maus tratos de vocês. A Compesa presta um desserviço”.

Na oportunidade, o gestor falou que está aberto para atender as demandas da população, e que o gabinete e sua agenda está disponível para o povo.