Bairros de Petrolina estão com água salobra; Compesa responde

0
(Foto: Arquivo/ Nossa Voz)


Nesta quinta-feira (25), moradores de diversos bairros de Petrolina (PE) denunciaram que a água fornecida pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) tem chegado salobra às residências. – Água salobra é aquela que apresenta mais sais dissolvidos (cloretos) que a água doce e menos que a água do mar.

De acordo com as reclamações recebidas pelo Nossa Voz, o líquido de cor amarelada tem causado diversos transtornos para as comunidades. A dona de casa Francisca, moradora do bairro Henrique Leite, contou que a qualidade do líquido está péssima. “Nem serve para beber e já está assim há três dias”.

Neuma Maria da Costa, do bairro Vila Eduardo informou que passou mal ao tomar da água. “A gente não aguenta tomar essa água amarela e salgada, essa situação já tema uns seis dias, eu precisei de atendimento hospitalar. Ela está imprópria para consumo”.

Conforme os relatos, os bairro Vila Marcela, Ouro Preto, Maria Auxiliadora e o Centro da cidade também estão com a água nessa situação.

Confira a nota da Compesa


Em nota, a Compesa informou que, “em função de uma pequena alteração observada no sabor da água distribuída, em Petrolina, nos últimos dias, é consequência do aumento da concentração de cloretos devido ao intenso período de chuvas na região. Apesar de perceptível ao paladar, a Compesa assegura que a população pode ficar tranquila pois a qualidade da água está totalmente dentro dos padrões determinados pelo Ministério da Saúde”.

A Companhia assegura que, na manhã desta quarta (24), foram realizadas novas análises que vêm apontando uma diminuição gradativa da concentração de cloretos na água bruta, indicando uma tendência de normalização nos próximos dias.