Galeria de Artes Ana das Carrancas em Petrolina debate poesia nesta sexta (13)

0
(Foto: Reprodução)

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Poesia, o Sesc Petrolina realiza uma nova edição do projeto Poesia no Jardim de Ana refletindo sobre a poética da escritora mineira Carolina Maria de Jesus. A programação gratuita acontecerá nesta sexta-feira (13), às 19h, no Jardim da Galeria de Artes Ana das Carrancas.

Norteado pela escrita da homenageada e dialogando com outras linguagens artísticas, o encontro contará com a participação do Poeta Nascimento e apresentação musical de Negadell e Veva Show. A medição da conversa será feita por Fernanda Soares. “Teremos uma noite muito especial dedicada a conhecer um pouco mais sobre essa autora que foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil” , destaca a professora de literatura do Sesc Petrolina, Ariane Samila Rosa.

Carolina Maria de Jesus nasceu em 1914 na cidade de Sacramento, em Minas Gerais.  Depois mudou-se para São Paulo, onde trabalhou como empregada doméstica e catadora de papel. Carolina escrevia sobre seu dia a dia na favela do Canindé. Seu primeiro livro, Quarto de Despejo, publicado em 1960, vendeu dez mil cópias, em quatro dias, e 100 mil cópias, em um ano. Esse livro relata suas vivências na favela, sobre como sobrevivia à fome com seus filhos.