FPF e SDS determinam que Pernambuco terá torcida única em clássicos e jogos da Copa do Nordeste

0

Torcida única, sistema de reconhecimento facial, cadastro de torcedores e prisão em flagrante dos envolvidos em confusões entre torcidas organizadas. Essas foram algumas das medidas anunciadas nesta segunda-feira (30) pela Secretaria de Defesa Social (SDS) e pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF) para enfrentar a violência nos estádios de Pernambuco. Outra novidade é a volta da liberação dos instrumentos musicais, que será regulamentada por meio de portaria publicada no Diário Oficial de terça-feira (31).

O conjunto de ações foi informado durante entrevista coletiva após reunião na sede da FPF, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife. A apresentação para a imprensa contou com a participação de representantes de diferentes órgãos, como o secretário executivo de Defesa Social, Alexandre Alves; o presidente da Federação, Evandro Carvalho; a chefe da Polícia Civil, Simone Aguiar; o comandante da Polícia Militar, coronel Tibério César; e o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PE), Renato Rissato Veloso.

Todas essas instituições compõem o Grupo de Trabalho (GT) Futebol, instituído em 2019 para discutir ações de combate à violência nos estádios. A reunião do GT desta segunda (30) foi realizada uma semana depois que três pessoas foram presas por envolvimento na confusão entre as torcidas do Sport e do ABC-RN, no último dia 22 de janeiro.

Uma das principais medidas anunciadas é a implantação da torcida única nos clássicos do Campeonato Pernambucano e nas partidas dos três grandes clubes da Capital – Náutico, Sport e Santa Cruz – no Nordestão, incluindo aquelas contra times de outros estados. A restrição valerá até o dia 6 de março, quando as instituições voltam a se reunir para avaliar se a decisão terá ou não continuidade.

Fonte: Folha PE