Feira da Areia Branca tem fiação exposta e risco de choque, denuncia vice-presidente de associação

0
(Foto: Arquivo)

Feirantes e frequentadores da feira da Areia Branca estão expostos a um sério risco. Segundo o vice-presidente da associação que representa os comerciantes do local, Eliezer Lopes de Barros, uma instalação elétrica improvisada utilizada para funcionamento de freezeres está passando corrente para esses equipamentos. Na semana um cachorro morreu eletrocutado ao encostar na chaparia de desse equipamentos segundo o relato do feirante.

“Eu me preocupo porque isso pode acontecer com uma pessoa, do jeito que aconteceu com o animal pode acontecer com uma pessoa. Nesse período de chuva, geralmente a água entra no piso e sai escorrendo e a energia está danificada, defasada então eu gostaria que o prefeito colocasse a equipe dele para fazer uma reforma nessa energia porque pode acontecer o pior, morrer alguém eletrocutado”, explicou o vice-presidente.

Eliezer ainda acrescente que o fato já foi informado à Prefeitura de Petrolina, mas até agora não houve providências adotadas. “Foi acionado, o pessoal veio, mas a mão de obra seria grande. Para fazer uma reforma que fique legal o trabalho é grande. Acho que tem que fazer uma reforma geral. Essa fiação está muito antiga, está há muito tempo. Para mexer aí teria que fazer uma reforma geral. Só com gambiarra não resolve não”, considerou o feirante.

Além da fiação exposta, ainda há problemas na área de iluminação da feira da Areia Branca. “A luz está ficando acesa sempre porque estão com medo de encostar na caixa para desligar. A energia aí é muito forte. Se levar um choque aí já era. Eu levei uma vez e quase fui vítima. Por isso que me preocupo, é uma área que passa gente direto, crianças passam para ir a escola e quando está chovendo é fatal”.

Ainda durante a vista a Feira da Areia Branca a equipe do Nossa Voz foi procurada pelo diretor de feiras, Toni César, que desafiando Eliezer a retirar os freezeres do local relatou ter notificado os proprietários dos equipamentos. “Mandamos recentemente um documento para todos os feirantes, que mexem com freezeres, para quem tivesse dois ou três ficasse apenas com um. Infelizmente não foram todos que atenderam, não vamos tapar o sol com a peneira, é uma fiação antiga, muito antiga. Temos hoje mais de 124 freezeres contando com as lanchonetes, é uma quantidade enorme”.

Toni César também revelou não ter previsão de reforma no pátio. “O projeto está em Brasília (…). O que sabemos é que está em análise para liberar a licitação. É um convênio do Governo Federal e a gente aguarda é que ainda no primeiro semestre seja feita a licitação”.

Sobre a iluminação, César assegurou que uma equipe do setor de iluminação pública deve ir à Feira da Areia Branca. “Solicitamos a Chagas e deve vir de hoje para amanhã verificar a situação”.