Estouramentos da Compesa danificam obras da prefeitura e fazem esgotos voltar para casas no Santa Luzia

Estouramentos da Compesa danificam obras da prefeitura e fazem esgotos voltar para casas do Santa Luzia

O alívio trazido a milhares de famílias beneficiadas com a recuperação da bacia do Dom Avelar foi interrompido pelos estouramentos na rede da Compesa. Isso porque o cenário limpo das ruas – registrado graças às obras da prefeitura – foi modificado depois que a tubulação da Compesa se rompeu no bairro Santa Luzia. Após o rompimento, os esgotos têm transbordado e retornado para dentro das moradias.

De acordo com o diretor presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Petrolina (Armup), Rubem Franca, um poço de visita que já havia sido totalmente recuperado pela prefeitura foi danificado após três estouramentos consecutivos, entre os meses de março e abril. “Todo esse transtorno às famílias ocorreu após o estouramento de uma tubulação de água tratada, operada pela Compesa e instalada ao lado do referido poço de visita no cruzamento da rua do Césio com a rua do Zinco no bairro Santa Luzia”, explica.

Rubem ressalta que o sistema de coleta recuperado pela prefeitura começou a funcionar em sua plenitude em agosto de 2020 e ao longo deste período vinha funcionando de forma adequada até o rompimento da tubulação de água. O bairro Santa Luzia foi um dos contemplados pela obra da prefeitura que investiu cerca de R$ 5 milhões para recuperar a Bacia do Dom Avelar que atende às comunidades do São Joaquim, Terras do Sul, Mandacaru, São Jorge e Vila Débora.

Após registrar o problema, a Armup notificou a Compesa nesta segunda-feira (19) dando cinco dias para que a Companhia faça o reparo do poço de visita, sob pena de aplicação de sanções cabíveis por parte da Armup.

Compartilhe:

Ouça nosso podcast: