“Estamos trabalhando em cima disso e com certeza teremos respostas”, afirmou comandante sobre crimes de execução em Juazeiro 

0

O  Coronel PM Valter Araújo, Comandante de Policiamento da Região Norte, a Major Raquel Reis e a capitã Suenia,  participaram do programa Nossa Voz de hoje (07) para fazer um balanço da segurança do Carnaval de Juazeiro.

“Depois desse período pandêmico as pessoas estavam com vontade de efetivamente ir pra rua. Nós montamos esse policiamento pensando em cada cidadão”, declarou Reis.

“Nós estávamos com aproximadamente 500 homens, envolvendo a área periférica de Juazeiro, o Grupamento Aéreo, nós fizemos uma simulação de salvamento do Rio São Francisco de helicóptero, a polícia montada de Feira de Santana que foi um show à parte, a  Ronda Maria da Penha estruturada e fortalecida em Juazeiro, tivemos o trabalho dos comandantes de Casa Nova, da 25ª de Curaçá e Sobradinho. Todos os ônibus e vans que estavam em direção a Juazeiro, o pessoal foi revistado, trazendo aquela sensação de segurança, e a revista muito cuidadosa’, afirmou o comandante.

Prisões

“Temos o balanço de todo o período de Carnaval, do dia 03 até o dia 05,  de 21 ocorrências. Se pegar o comparativo da última edição do Carnaval, em 2020, tivemos 51, temos uma redução de quase 60%”, informou Reis.

Homicídios

O comandante destacou que, no período do Carnaval, não houve nenhum homicídio no município. “Estabilizou porque vinha praticamente todos os dias”. E relatou uma das ações de prevenção. “Uma pessoa recebeu mil reais para matar outra em Juazeiro, ele estava com o dinheiro na carteira, estava esperando, e graças a Deus uma patrulha nossa observou, (…) abordou e ele estava com todos os cartuchos ali, intactos, pronto, com o bote preparado,  mas Deus nos iluminou, nós chegamos e ele foi preso. Ele confessou que estava ali para matar. É de um bairro de Juazeiro, Sovaco da Cobra, e ia matar alguém de Itaberaba”.

A Major Raquel explicou a importância do planejamento para este resultado .”Nós começamos o Carnaval há muito tempo atrás, e a gente destaca pra esse carnaval especificamente o trabalho integrado com os demais órgãos de segurança pública, Defesa Social, Polícia Civil, Polícia Técnica, Corpo de Bombeiros, a própria Marinha do Brasil Capitania dos Portos fazendo as operações nas áreas ribeirinhas, a Guarda Municipal com Executivo, fizemos operações nas BRs e nas BAS com a Polícia Rodoviária Federal, com a Polícia Rodoviária Estadual. Todo esse trabalho integrado de ostensividade e prevenção trouxe o sucesso da operação”.

“Os bairros que a gente vê aumentando ocorrência, ali na região do Quidé, Itaberaba, próximo dos residenciais, mas de uma forma que, eu posso garantir à população de Juazeiro que vem sendo trabalhado isso aí com um serviço de inteligência, a Polícia Civil é muito preocupada também”, afirmou o Coronel PM Valter Araújo.

“A mesma garra que nós planejamos o Carnaval, nós estamos também, junto com a Polícia Civil, a Polícia Técnica, buscando resolver essa questão de crimes de mandos, de execução, nós estamos trabalhando em cima disso, e com certeza teremos respostas, eu não tenho dúvida”, finalizou.