Encontro com Priscila Krause traz diálogo sobre fiscalização do dinheiro público e desenvolvimento de Pernambuco

0

A  deputada estadual e possível candidata ao Senado ou vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania) realizou na noite desta segunda-feira (02), em hotel localizado na Avenida Boa Viagem, em Recife, um encontro para “prestação de contas e uma conversa sobre o futuro de Pernambuco”. O evento contou com a presença de diversas lideranças do Estado, inclusive da pré-candidata ao governo do Estado, Raquel Lyra (PSDB). O pré-candidato a deputado federal, Guilherme Coelho, o ex-senador Armando Monteiro, o ex-ministro da educação e ex-companheiro de partido, Mendonça Filho também estiveram presentes. Conhecida pela incansável fiscalização do governo do Estado, a parlamentar reforçou a necessidade do respeito ao cidadão a partir do uso correto do dinheiro público. Ela, inclusive, não escondeu sua indignação em um recente discurso feito na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco, quando denunciava o descarte de medicamentos vencidos adquiridos na gestão de Geraldo Júlio (prefeito do Recife até o final 2020) e que estariam sendo repassados ao Estado para mascarar a compra superdimensionada. 

“Até quando? Numa ação coordenada para esconder os desvios absurdos da pandemia no Recife em 2020, as gestões Paulo Câmara e João Campos deixaram estragar nos seus almoxarifados 10.125 frascos do antibiótico Cefepima. O descarte é relativo às compras exageradas (superdimensionadas) e superfaturadas que a Secretaria de Saúde do Recife fez, grande parte a empresas de pequeno porte. Tudo sem licitação, ainda no governo Geraldo Júlio. No sentido de melhorar a situação da Prefeitura e desovar o estoque comprado criminosamente, o governo estadual recebeu como “empréstimo” boa parte dos itens. Simplesmente não usou. Claro, não existia demanda para tanto! Trouxe esse assunto aqui para as redes sociais e pra imprensa ainda em fevereiro, quando alertei que existiam 18.650 frascos desse antibiótico prestes a perder a validade, lembram? Um dia depois, as gestões do PSB na capital e no estado se apressaram a distribuir os itens, inclusive para outros municípios – como João Pessoa”, denunciou Krause nas redes sociais. 

A situação foi denunciada pela parlamentar ao Ministério Público Federal, Ministério Público de Pernambuco, Tribunal de Contas da União e Tribunal de Contas do Estado. “Confiamos que, nos limites das prerrogativas cabíveis, trarão no tempo devido às respostas que a população aguarda”, estimou.

A queda das placas de gesso que compunham o forro do teto do Hospital da Restauração (HR), ocorrida na tarde desta segunda-feira (2) também entraram em pauta. Um cano estourou, de acordo com a assessoria de imprensa do Hospital da Restauração. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostraram pacientes, alguns intubados, sendo removidos do local onde estavam às pressas. Por conta da situação, 10 pacientes da sala vermelha e 86 pacientes da sala laranja foram removidos provisoriamente e depois retornaram.

Horas antes deste episódio, Priscila Krause e Raquel Lyra estiveram reunidas com representantes do Sindicato dos Médicos de Pernambuco. 

As agendas conjuntas entre as duas aliadas são constantes e foram intensificadas após o ingresso de Priscila no Cidadania. As especulações apontam que isso viabilizaria a candidatura dela ao Senado ou a vice na chapa de Raquel. Questionada sobre o assunto, Lyra afirmou que Krause ocuparia a “vaga que quisesse” em sua chapa, entretanto, a deputada estadual escolheu ser mais cautelosa e afirma estar contribuindo com a mudança em Pernambuco. 

A união das duas conta com o apoio de importantes membros do PSDB, partido de Raquel. A prova disso foi o discurso de Guilherme Coelho no evento desta segunda. “Fui fazer a minha retrospectiva para ver que eu tinha um partido que me deu a oportunidade de ser vice-prefeito de Petrolina, deputado federal. Então para que mudar? E fiz outro cálculo. Priscila é filha de quem? Gustavo Krause. Raquel é filha de quem? João Lyra. Guilherme é filho de quem? Osvaldo Coelho. Esses homens tem muita coisa em comum, prestaram serviço ao seu Estado e ao seu país e tem todos as mãos limpas e isso hoje é muito importante”.