Em um mês, Pernambuco salta de 2 para 960 casos confirmados para Covid-19

0
Foto: Piero Cruciatti/AFP

Neste domingo de Páscoa (12) estamos há exatos um mês da confirmação dos dois primeiros casos da Covid-19 em Pernambuco, segundo boletim oficial divulgado pela Secretaria estadual de Saúde neste domingo (12). Nesses últimos 30 dias, o estado saltou de dois para 960 pacientes positivos para o novo coronavírus. Apesar desse crescimento, os números estão bem longe de representar a realidade.

Em coletiva na semana passada, o médico e secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, chegou a afirmar que os casos testados e confirmados chegam a representar apenas uma média de 15% a 20% do total de infectados no estado, que podem chegar a mais de seis contaminados em Pernambuco. Cerca de 80% de casos reais contaminados pelo novo coronavírus dizem respeito aos pacientes com sintomas gripais leves e/ou assintomáticos, que não estão sendo testados. Esses pacientes representam um dos maiores desafios dos governos atualmente, por serem um dos maiores vetores de transmissão do vírus.

PUBLICIDADE

O secretário estadual de Saúde, André Longo, justificou que nas duas últimas semanas Pernambuco vem aumentando a curva da Covid-19, quando o estado começou a ampliar a capacidade de testagem. Essa ampliação foi possibilitada, entre outros, pela parceria do Governo do Estado com a Fiocruz do Rio de Janeiro e com o Instituto Aggeu Magalhães, vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pernambuco tem hoje cerca de seis mil kits de testagem, sendo disponibilizada uma média diária de 300 testes, parte destinada a profissionais de saúde e de segurança.

Números

De acordo com o relatório divulgado neste domingo (12), Recife continua liderando os casos confirmados testados em Pernambuco. Até agora 557 testes positivos para a Covid-19, o que representa 58,5% dos casos confirmados no estado. Seguindo Recife, temos Olinda com 72 confirmados, Jaboatão dos Guararapes com 67, Paulista com 47 e Camaragibe com 33. O arquipélago de Fernando de Noronha é o sexto lugar do estado com maior número de casos, com um total de 24 pacientes positivos para o novo coronavírus. Até agora, os casos confirmados estão distribuídos por 51 municípios.

“Neste domingo (12), Pernambuco confirmou 144 novos casos da Covid-19. Agora, o Estado totaliza 960 casos confirmados. Desses, 548 estão em isolamento domiciliar e 281 internados, sendo 40 em UTI e 241 em leitos de enfermaria. Além disso, o boletim aponta 46 pacientes já recuperados da doença”, detalha o boletim do estado.

Dos 85 óbitos registrados nesses 30 dias, 13 foram confirmados nas últimas 24 horas. Foram três mulheres e 10 homens, com idades entre 42 e 84 anos, as mais recentes vítimas confirmadas da Covid-19. Esses últimos óbitos ocorreram entre os dias 3 e 11 de abril, nas cidades do Recife, Vitória de Santo Antão, Palmares, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Goiana, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e Limoeiro.

“Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 279 casos foram confirmados e 247 descartados. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde. As testagens abrangem os profissionais de todas unidades hospitalares, sejam públicas (estaduais e municipais), ou privadas”, informou o boletim.

Medidas restritivas

Três dias após Pernambuco notificar os dois primeiros casos positivos para a Covid-19, no dia 15 de março as primeiras ações de contingenciamento foram anunciadas tanto pelo Governo do Estado quanto pela Prefeitura do Recife. Já a partir do dia 16 de março, faculdades particulares e públicas, escolas públicas e privadas, institutos federais, seguidos de academias de ginástica, parques, praças públicas e comércio tiveram suas rotinas paulatinamente alteradas até a suspensão por completa das atividades. Na escala de contingenciamento, e apesar dos avanços do número de casos, Pernambuco tem adotado nos últimos 30 dias as medidas de distanciamento e isolamento social, funcionando apenas os serviços essenciais.

“Desde a chegada da Covid-19 em nosso estado, se fez necessária uma série de medidas restritivas muito duras, mas que tem nos dado condição e o tempo necessário para minimizar a expansão da doença em nosso estado. Ao longo deste último mês, o nosso Gabinete de Enfrentamento ao Novo Coronavírus colocou em prática uma série de ações para que o nosso estado atravessasse esse momento difícil da maneira mais estruturada possível. Recebemos o apoio das instituições, Poder Judiciário, Assembleia Legislativa, Ministério Público, sociedade civil, Tribunal de Contas, todos juntos têm apoiado as ações de enfrentamento ao vírus em Pernambuco. Fizemos o anúncio da necessidade de novos mil leitos e já conseguimos abrir 386. Nossa meta é que, ao longo do mês de abril, é de cheguemos aos 400 novos leitos de UTI e os 600 novos leitos de retaguarda para nessa primeira fase preparar nossa rede de enfrentamento”, afirmou o governador Paulo Câmara, em pronunciamento neste domingo (12).

O governador ainda disse que outras medidas devem ser anunciadas nas próximas semanas. “Estas foram apenas as primeiras medidas, neste primeiro mês. São medidas importantes, necessárias, diante da necessidade de isolamento social que precisa continuar. Nós estamos planejando outras medidas, que vão ser sempre anunciadas à população de Pernambuco. Esta luta está só começando e não é uma luta fácil e certamente não será rápida. Por isso, pedimos a vocês que fiquem em casa, porque assim estamos evitando a propagação do vírus e protegendo nossos entes queridos. Vamos respeitar o isolamento social, é fundamental”, continuou Paulo Câmara.

Os novos óbitos confirmados foram:

1 – Homem, 68 anos, residente de Vitória de Santo Antão. Óbito em 03.04. Tinha hipertensão arterial e era ex-tabagista.
2 – Homem, 68 anos, residente de Palmares. Óbito em 11.04. Tinha insuficiência renal.
3 – Homem, 60 anos, residente do Cabo de Santo Agostinho. Óbito em 10.04.
4 – Mulher, 69 anos, residente de São Lourenço da Mata. Óbito em 11.04. Tinha arritmia cardíaca.
5 – Homem, 42 anos, residente de São Lourenço da Mata. Óbito em 10.04. Tinha hipertensão e diabetes mellitus.
6 – Mulher, 77 anos, residente de Goiana. Óbito em 09.04. Tinha diabetes.
7 – Mulher, 73 anos, residente de Camaragibe. Óbito em 05.04. Tinha diabetes e hipertensão.
8 – Homem, 84 anos, residente de Jaboatão dos Guararapes. Óbito em 10.04.
9 – Homem, 61 anos, residente de Limoeiro. Óbito em 11.04. Tinha hipertensão e diabetes. 10 – Homem, 66 anos, residente de Recife. Óbito em 10.04. Tinha hipertensão arterial.
11 – Homem, 50 anos, residente de Recife. Óbito em 10.04. Tinha diabetes.
12 – Homem, 66 anos, residente de Recife. Óbito em 11.04. Tinha epilepsia.
13 – Homem, 73 anos, residente de Jaboatão dos Guararapes. Óbito em 10.04. Histórico de Acidente Vascular Cerebral. (DP)