Em nova derrota, oposição tem solicitações rejeitadas e situação aponta caminhos alternativos

0

Nova sessão, antigos conflitos. Na tarde desta terça-feira (09), na reunião virtual transmitida ao vivo através do YouTube, a bancada de situação derrubou novamente os requerimentos propostos pelos vereadores de oposição. Desta vez, quatro solicitações com autorias de Paulo Valgueiro, Gilmar Santos e Gabriel Menezes foram inviabilizadas. Os documentos buscavam a doação de áreas dos residenciais do Minha Casa, Minha Vida para construção de um centro de comércio padronizado e solicitavam informações da gestão Miguel Coelho. O líder da situação, Aero Cruz, pediu destaque na votação, convocou sua bancada para votar contra e foi atendido.

Mas, o que foi rejeitado nesta terça? Através do requerimento nº 094, o líder da oposição, Paulo Valgueiro, buscava viabilizar a organização dos empreendimentos já existentes de forma improvisada nas casas dos residenciais de Petrolina. A proposta foi derrubada por 15 votos a oito. O vereador, Ronaldo Silva, foi dissidente da orientação feita por Aero e votou a favor.

O vereador Gilmar Santos, solicitava que a secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Margareth Pereira Costa, detalhasse o contrato e os repasses financeiros feitos à Fundação para o Desenvolvimento Científico, Tecnológico, Econômico, Sociocultural, Turístico e Ambiental. Porém, o requerimento de nº 102 foi rejeitado por 16 votos a cinco. Também foi derrubada, com o mesmo resultado, outra solicitação do oposicionista que cobrava informações sobre a pavimentação implantada no bairro Henrique Leite.

O placar de 16 a cinco também foi amargado pelo vereador Gabriel Menezes. Ele tentava adquirir informações acerca das marcas e modelos dos ventiladores pulmonares mecânicos, monitores multiparâmetro e aspiradores cirúrgicos portáteis, adquiridos através do contrato nº 204/2020 e que segundo o parlamentar não constam no documento. Segundo Menezes, equipamentos semelhantes estavam disponíveis no mercado por “menos da metade do preço”.

Como justificativa para a rejeição dos requerimentos descritos, a bancada de situação apontava a falta de amparo legal para atender a requisição feita por Valgueiro. Sobre a proposta do professor Gilmar, foi aconselhada a pesquisa no portal da transparência. E à Gabriel Menezes, os situacionistas alertaram sobre a visita da secretária de saúde, Magnilde Albuquerque, que participará de uma reunião com os parlamentares para apresentação das ações efetuadas pela pasta no último quadrimestre.