Em homenagem ao dia da mulher, diretora da TV Grande Rio exalta importância da valorização da ancestralidade

0

Valorizando a atuação das mulheres que atuaram, ao longo da história, pela conquista de direitos de gênero, como acesso ao voto e questões trabalhistas, a Câmara Municipal de Petrolina realizou, na manhã desta quinta-feira (07), uma Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Toda a cerimônia foi conduzida pela Comissão da Mulher e homenageou 41 mulheres petrolinenses. Os nomes foram indicados pelos vereadores em reconhecimento às suas contribuições à sociedade. Todas elas receberam a Comenda de Honra ao Mérito referente à data. 

A presidente da Comissão da Mulher, Maria Elena Alencar, foi a primeira a destacar as lutas pela igualdade de gênero. “Eu sempre bebo na fonte de uma frase de muitas feministas que diz assim: ‘Somos brasileiras herdeiras das lutas das mulheres de todos os tempos’. Assim vamos acabando com a teia da dominação, tirando, uma a uma, as pedras dos nossos caminhos para tecermos o mundo de fraternidade. Mas, antes da fraternidade é preciso alcançar a igualdade, porque não existe fraternidade sem igualdade”. 

A diretora da TV Grande Rio, Patrícia Coelho, fez questão de relembrar o processo de construção da sua identidade, permeada pelas influências das suas ancestrais. “Eu estou aqui e sou parte da minha mãe, dos ensinamentos dela, das minhas avós, tanto a minha avó sertaneja, quanto a minha avó portuguesa. Eu sou parte das minhas tias avós, que tiveram papel fundamental na formação da minha pessoa, como ser humano, das minhas tias que e tiveram um papel fundamental na minha vida, sobretudo, tia Lívia Cleia, que foi homenageada ontem anteontem pelo prefeito com a escola em tempo integral. Enfim, a gente traz essa carga de todas essas pessoas que nos influenciaram”. 

Samara da Visão, relatora da Comissão da Mulher, falou sobre empoderamento e contribuição das mulheres para a sociedade. “Estava  ouvindo Patrícia Coelho falando um pouco sobre esse dia e me fez refletir sobre a questão daquelas que nos antecederam, das lutas de mulheres que tiveram a coragem de dizer que não estava certo, que a gente precisava ter espaço de fala, de decisão, que a gente precisava ocupar espaços. Hoje nós honramos as mulheres que lutaram muito para que pudéssemos estar aqui, para que hoje conseguíssemos esse espaço junto aos homens dentro de uma igualdade. A mulher tem capacidade de ser o que ela quiser, seja na política, como médica, juíza, o que quiser ser. A gente lutou tanto, tantas mulheres fizeram isso, para que hoje a gente conseguisse ver essa plateia cheia com mulheres de vários espaços e vários seguimentos”, fixou. 

Lucinha Mota, além de destacar as lutas, falou sobre a importância da sororidade, que significa a prática de empatia, confiança, cooperação e acolhimento entre mulheres. “Isso é muito importante, a gente pegar na mão da outra e acompanhá-la na luta. Dizer que tem empatia é uma coisa, mas é diferente quando você pega na mão e anda junto”, destacou. 

A primeira dama, Aline Durando, reconheceu a luta de cada uma das homenageadas e deixou uma mensagem de incentivo e otimismo a todas as pessoas presentes na solenidade. “Sei que o caminho que vocês escolheram não é fácil. Muitas vezes, vocês enfrentam desafios enormes. Mas mesmo diante das adversidades, vocês devem continuar inspirando esperança e promovendo mudanças significativas em todas as áreas que atuam. Finalizo as minhas palavras com um apelo para as nossas mulheres petrolinenses, que estão aqui, que esta mensagem ecoe além dos limites de nossas vozes e que alcance outras mulheres. Acredito, sinceramente, que uma sociedade verdadeiramente forte só é possível com mulheres fortes.

Representando todas as mulheres homenageadas, Maria Deuzuita de Souza fez uma fala marcante. Diante dos seus 94 anos bem vividos, ela trouxe um exemplo de vida ao voltar a estudar, com planos de fazer uma faculdade quando terminar a formação escolar destinada a jovens e adultos. 

Confira abaixo a relação das homenageadas nesta quinta:

1. Maria Edelzuíta de Souza

2. Maria de Fátima da Silva

3. Maria Eva de Jesus

4. Flaviana Sandes Cavalcante

5. Maria Ednalva Lima

6. Teresa Cristina de Alencar Lacerda

7. Poliana de Sá Oliveira

8. Maria Mauricea Freire Magalhães

9. Maria do Carmo das Virgens Rodrigues

10. Maria de Lourdes de Menezes Lima

11. Josiane Conceição Oliveira Lima

12. Maria das Graças Rodrigues do Nascimento

13. Maria Lindaci Rodrigues de Souza

14. Ana Vera Rodrigues de Araújo

15. Vaníria Auxiliadora Guedes Brandão

16. Lindinalva Antônia de Barros

17. Gercilene Carneiro Ribeiro da Silva

18. Eliana Sicsú

19. Nanilza dos Santos Silva

20. Maria do Socorro Lopes Marques

21. Jussara Souza Reis Leite

22. Luciana Santos Granja de Andrade

23. Maria de Fátima Nogueira da Silva

24. Lúcia Maria Souza Costa

25. Nídia Maria Alencar Amariz

26. Isabel Ribeiro Alves Luz

27. Maria Auxiliadora Coelho de Lima

28. Maria Joelma da Silva

29. Sandra Elâine Limeira Ferreira

30. Terezinha de Lisieux Souza Santos

31. Benedita Maria da Cruz Ferreira Evaristo

32. Célia Regina Gonçalves da Silva Carvalho

33. Deise Matias de Souza Reis

34. Aline dos Santos Silva Pegoraro

35. Elisângela Santos da Silva Albino

36. Enélia da Silva Lima

37. Patrícia Coelho Medeiros

38. Maria Rodrigues dos Santos

39. Regina Rodrigues da Silva

40. Sandra Maria Amazonas Ratis

41. Horrana Diniz Silva