Em Brumadinho, Comissão confirma: Ainda não há risco de contaminação do Velho Chico

0
Vereadores de Petrolina visitaram o local da tragédia ambiental. (foto: Divulgação)

A Comissão Parlamentar, formada pelos vereadores de Petrolina-PE, Cristina Costa (PT) e Ronaldo Cancão (PTB), teve acesso ao relatório de monitoramento sobre os impactos do rompimento da barragem de Brumadinho-MG. A boa notícia é que os dados mais atuais comprovam que ainda não há risco de contaminação das água do Rio São Francisco com os rejeitos da barragem Córrego do Feijão.

Ontem (19) os vereadores visitaram o Centro de atendimento às vítimas do desastre provocado pela Vale em janeiro deste ano.  No local estão todos os órgãos de informações, a exemplo da Defesa Civil, Defensoria Pública da União,  Corpo de Bombeiros, Ibama e Polícia Federal.

Durante a visita, os vereadores conversaram com funcionários da Vale. A vereadora Cristina Costa comentou sobre a importância de ter acesso a esses dados. “Essas informações constam de relatórios que nós estamos solicitando oficialmente da Vale e vamos ficar acompanhando, mesmo de Petrolina, todo o monitoramento para que a população se sinta segura em relação aos riscos de contaminação das águas do rio São Francisco”.

Cristina Costa e Ronaldo Cancão se reuniram com funcionários da empresa Vale. (foto: Divulgação)

Ainda em Brumadinho, a Comissão visitou o local onde 207 pessoas morreram e outras 101 ainda estão desaparecidas. Hoje (20), os vereadores visitam a Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, em busca de apoio dos parlamentares mineiros junto ao Ministério Público do estado. “Nós fomos informados que a Vale quer drenar a lama dos rios Paraopeba e Paraguaçu, mas espera a autorização do Ministério Público para isso. Essa ação aumenta a nossa segurança de que os rejeitos não cheguem ao rio São Francisco. Nós queremos saber dos promotores como anda esse processo”, explicou Ronaldo Souza.

Antes do retorno, marcado para o próximo sábado (23), ainda está prevista uma visita à Hidrelétrica de Três Maria, na sexta-feira (22).