Edital da eleição do Conselho Tutelar de Cabrobó vai ser publicado em Abril

0
Promotora deu detalhes do processo em Cabrobó. (foto: Nossa Voz Cabrobó)

Os interessados em concorrer à eleição do Conselho Tutelar de Cabrobó-PE, devem ficar atentos à divulgação do Edital, onde estarão as regras do processo e os requisitos para concorrer a eleição marcada para o incio do próximo ano. Durante entrevista concedida ao Programa Nossa Voz Da Grande Rio FM Cabrobó, a Promotora Jamile Figueroa Silveira, explicou detalhes do processo e o perfil que se espera para o cargo.

“O Ministério Público é notificado de várias ocorrências de infração administrativa ou penal aos direitos da criança e do adolescente a partir do Conselho Tutelar. Então é importante que esse órgão tenha uma atuação relevante importante de uma situação bem presente. Para isso é importante que os conselheiros sejam pessoas com esse perfil que tenham consciência de que aquele órgão não seja usado como você lembrou aqui para palanque, não é um palanque eleitoral e sim tem relevantíssimas funções de tutela dos Direitos da Criança e Adolescente” ressaltou Jamile Figueroa.

O edital com as regras para escolha do Conselho Tutelar, deve ser divulgado no dia 5 de abril. A eleição acontecerá em outubro. Já a posse dos novos conselheiros esta marcada para 10 de janeiro de 2020.

A promotora destacou ainda a necessidade da população avaliar com cuidado, aqueles que se apresentarem para concorrer a uma cadeira no Conselho. “É muito importante que ele saiba que não devem votar na pessoa mais simpática, mais carismática naquela que promete favores. Até porque, isso não pode é verdade pelo ECA, pela resolução do Conanda que é o Conselho Nacional de Direitos da Criança. Tem que ser uma pessoa com perfil de atuação na área da infância, que tem um certo domínio do tema. Deve ser uma pessoa que tem uma excelente reputação, uma conduta irrepreensível. Se o eleitor verificar que aquela pessoa tem uma conduta mais ou menos, não tem um bom proceder no âmbito da comunidade, aquela pessoa não deve ser votada” explicou.

Antes de ser divulgado para o publico geral, o edital, que será elaborado pelo Conselho Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente, ainda vai passar pela avaliação do Ministério Público de Pernambuco. Por isso, a expectativa é de que o texto chegue as mãos da Promotora no próximo dia 1ª de abril.