Discriminação racial é tema de sessão especial na Casa Plínio Amorim

0
Sessão é promovida no Dia Internacional contra a Discriminação Racial. (foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (21), a Câmara de Vereadores de Petrolina-PE promoveu uma Sessão Especial que destacou a importância das ações de combate à discriminação racial. Organizações sociais foram convidadas a participar do evento, entre elas, as comunidades indígenas, ciganas, negras, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Foram debatidas ações de combate a segregação racial em Petrolina e norteadas ações para dirimir o preconceito, o racismo, e o desrespeito com a garantia dos direitos humanos no município. O dia 21 de março chama a atenção para a existência de diferentes tipos de discriminação, como a discriminação étnico-racial, física, linguística, religiosa, política, socioeconômica, geracional, de gênero, a homofobia e a transfobia.

O vereador Gilmar Santos, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, citou que de fato, a discriminação pode ser compreendida de vários ângulos como atitude de distinção, exclusão, restrição ou preferência violadora da dignidade e da igualdade de tratamento e precisa ser combatida. “Nós temos a responsabilidade social e moral de encamparmos essa luta”, disse.