Desafio #10yearschallenge tem troca de farpas entre Miguel Coelho e Lossio Filho

0

O desafio dos 10 anos, ou #10yearschallenge, viralizou nas redes sociais, com fotos e momentos do ano 2009 e outra de 2019, para comparar o que mudou durante esses anos. Em Petrolina, a brincadeira tomou proporções maiores e “picuinha” nos bastidores da política. Tudo começou quando o Prefeito Miguel Coelho decidiu postar duas fotos da Avenida Cardoso de Sá.

Comparativo da Orla de Petrolina publicado na rede social de Miguel Coelho.
Foto: Reprodução Instagram

A primeira, de uma década atrás, a imagem com qualidade baixa mostra uma árvore caída. Na segunda, registrada recentemente, ele exibe uma ciclovia. “Meu amigo, o tempo só fez bem pra Petrolina, viu? Aliás, o novo tempo. A gente hoje passa pela ciclovia da Cardoso de Sá e nem lembra que, há 10 anos, ela era assim. Registro importante pra mostrar que trabalho levado a sério transforma a gente!! #10yearchallenge”, escreveu o gestor.

Comprativo publicado por Julio Lossio Filho. Foto: Reprodução Instagram

No mesmo dia, o filho do ex-prefeito Julio Lossio, vestiu a carapuça e fez uma crítica ao atual gestor, postando uma imagem, que ele datou como sendo de 2009, onde o pai aparece sorrindo segurando uma criança que está trajando o fardamento do programa Nova Semente, implanto por ele na cidade. Na segunda imagem, aparece um prédio do programa com uma tarja – inserida com auxílio gráfico – informando que a unidade está “fechada”.

“Não foi em tudo que o tempo fez bem para nossa cidade! Em 2009 iniciava-se o maior programa de Educação Infantil do Brasil, que abriu 192 creches na nossa cidade, atendendo a mais de 15 mil crianças em tempo integral… já em 2019… bem, vocês sabem o que aconteceu. @juliolossiooficial #10YearsChallenge”, escreveu Julio Lossio filho em sua conta no instagram.

Outra postagem feita pelo filho do ex-prefeito Julio Lossio. Foto: Reprodução Instagram

O Programa Nova Semente foi criado apenas em outubro de 2009, sendo que a prefeitura entrava com as despesas de aluguel no bairro onde a creche funcionava, além de disponibilizar a equipe de profissionais que trabalhavam no local. Já a comunidade, em contrapartida, entrava com os equipamentos para a creche. Assim que assumiu a prefeitura, Miguel Coelho fez algumas mudanças e causou polêmica com a demissão das funcionárias – as ‘Sementeiras’ – que atuavam nas unidades. Vale destacar ainda que, em janeiro de 2009, Julio Lossio acabara de assumir, pela primeira vez, a Prefeitura de Petrolina. Pouco tempo para grandes mudanças e o enfrentamento do processo de transição do cargo que antes era de Odacy Amorim (PT).

Postagem feita por Miguel Coelho Foto: Reprodução Instagram

No dia 19 deste mês, o gestor municipal fez uma nova postagem. Agora, mostrando um comparativo entre a rotatória que fica localizada na Avenida Cardoso de Sá, no cruzamento com a Avenida Jatobá. Ele destacou os avanços. “Tem mais #10yearschallenge pra gente lembrar como a Petrolina de 2019 é bem diferente daquela de 2009. Essa foi a primeira, mas já estamos com a terceira rotatória sendo feita na cidade, o que vai mudar o trânsito de outro trecho da Cardoso de Sá, a exemplo deste, no cruzamento com a Avenida Jatobá. Mobilidade, trabalho e resultado de verdade pra que em 2029 a gente veja que nosso passado já havia recebido importantes melhorias”, escreveu.