Criminosos esvaziam contas bancárias após invadir celular: entenda golpe alvo de alerta da PF e saiba como se proteger

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Um novo tipo de golpe aplicado pela internet permite que a vítima veja a sua conta bancária sendo “esvaziada” em tempo real. De acordo com um alerta feito nesta terça (23) pela Superintendência Regional da Polícia Federal em Pernambuco, o golpe, chamado de “mão fantasma”, é aplicado invadindo os telefones celulares das vítimas.

Os criminosos usam gravações de centrais telefônicas e simulam a transferência do telefonema para um atendente que, na verdade, é um integrante da quadrilha. Segundo a PF, eles alegam que houve uma movimentação estranha na conta, uma compra suspeita ou débito desconhecido.

Outra forma de enganar as vítimas é enviando e-mails ou mensagens de texto com links falsos para baixar um aplicativo ou até forjando uma atualização de segurança para o aplicativo do banco ou para o celular. Algumas mensagens são alarmistas, com afirmações como “seu telefone está infectado”, sempre tentando fazer a vítima instalar algum programa falso.

A partir da instalação do aplicativo, os criminosos conseguem ter acesso aos celulares das vítimas e utilizar os aplicativos de bancos para pagar contas e boletos, transferir valores, solicitar empréstimos e realizar outras transações. A PF no estado estima que, em todo o país, 40 mil pessoas podem ter caído no golpe.

Veja como se proteger


– Os bancos nunca entram em contato solicitando a instalação de aplicativos ou enviam links para seus clientes sem que eles tenham pedido. Na dúvida, entre você mesmo em contato com seu banco pelo número de telefone que fica atrás do seu cartão ou compareça à sua agência para obter esclarecimentos.
– Nunca instale aplicativos desconhecidos ou recebidos por mensagens instantâneas, SMS, WhatsApp ou e-mails.
– Evitar baixar aplicativos bancários fora da loja oficial do sistema operacional do seu celular
– Os aplicativos oficiais dos bancos já são seguros. Não há nenhum registro de violações de segurança registrados e não é necessário instalar nenhum aplicativo adicional para aumentar a segurança.
– O cliente pode ver no próprio aplicativo, caso uma transação não tenha sido aprovada. Se não constar nada, é um sinal de que isso pode ser um golpe.
Sempre utilize a autenticação de dois fatores para autorização de transações.
– Desenvolva o hábito de alterar as suas senhas regularmente, criando senhas fortes e as armazenando em segurança em um gerenciador de confiança.
– Se já tiver sido vítima do golpe da “mão fantasma” ou de qualquer outra fraude financeira, procure uma delegacia especializada em crimes digitais e registre um boletim de ocorrência.

(G1)