Cooperativa faz doces agroecológicos no Sertão de Pernambuco

0

É do Sertão de Pernambuco que se originam os doces da marca Serra do Brejo, derivados da cana-de-açúcar. Por trás dos produtos vem a força e dedicação de um grupo de agricultores familiares. Na cidade de Triunfo, está a sede de uma cooperativa formada por 36 pessoas residentes do próprio município e também da cidade de Santa Cruz da Baixa Verde.

A Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar Orgânica Agroecológica (Coopcafa) é responsável por fabricar os itens da Serra do Brejo, que promovem o sustento dos cooperados e suas famílias.

Todo o processo, desde a plantação da cana-de-açúcar até a produção dos itens, é feito pelos cooperados. Eles fabricam rapadura, açúcar mascavo e melaço (ou mel de engenho) sem o uso de agrotóxicos. Os produtos são reconhecidos no mercado e registrados com a marca Serra do Brejo. A decisão de não utilizar agrotóxicos nas espécies cultivadas é uma marca registrada, que tem compromisso com a saúde das pessoas e com a preservação ambiental.

(Folha de Pernambuco)