Contrariando executiva nacional, PT do Recife encaminha decisão contra candidatura de Marília Arraes

0
(foto: reprodução)

O Diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) do Recife decidiu, por unanimidade, manter a aliança político eleitoral do PT com os demais partidos da Frente Popular do Recife. A decisão foi tomada em reunião remota ontem (28). Com isso, a deputada federal, Marília Arraes não deve ter apoio para se candidatar a prefeita do Recife nas eleições deste ano.

O documento solicita que o Diretório Nacional do PT reconsidere sua posição de lançamento de candidatura própria no Recife, anunciada em março deste ano, e deixe a cargo da gestão local as demais resoluções pertinentes à participação do PT no pleito eleitoral 2020. Sete defensores da candidatura de Marília Arraes, no universo de 44 delegados, não participaram da segunda parte do encontro iniciado no sábado (27).

De acordo com presidente do Diretório Municipal, Cirilo Mota, a decisão foi construída com muito debate com cada força política que compõe o partido atualmente e vem sendo negociada com o Diretório Nacional do PT. “O debate já vem acontecendo dentro do partido e com aliados desde janeiro e não se encerra hoje (domingo). Ele aponta qual a tática o PT deve seguir. Agora encaminhamos a resolução para abrir o diálogo com o Diretório Nacional na expectativa que seja respeitada a decisão do PT do Recife”, afirmou completando: “É muito estranho construir uma candidatura própria sem querer participar, sem dialogar com o partido local. A postura é no mínimo estranha”.

Para ele, a posição do diretório dialoga com a postura de construir uma unidade dentro do campo da esquerda pautada pelo Diretório Nacional para derrotar o fascismo.

Procurada, a assessoria da pré-candidata Marília Arraes afirma que a decisão tomada pelo Diretório Municipal deve ser respeitada, mas prefere não comentar sobre o assunto. (com informações DP)