Consultor avalia impacto da pandemia na exportação de frutas no Vale do São Francisco: “ano desafiador”

0
Foto: Arquivo Pessoal

Na manhã desta segunda-feira (27), o consultor Eduardo Ferraz participou do programa Nossa Voz para discutir as transformações da agricultura no Vale do São Francisco. Ele será um dos participantes da Live Ligado no Agro, que acontecerá amanhã (28), Dia do Agricultor. A transmissão é uma parceria Grande Rio FM e Agropodas e começa às 17h no canal da GRFM.

Na entrevista, Eduardo destacou os principais impactos e desafios que a pandemia tem causado no mercado regional e mundial.

Pandemia

“Inicialmente, houve uma redução do consumo na Europa, além de certa dificuldade em manter o fluxo da exportação. No momento, o fluxo já retomou um pouco de força e se readequou a esse ‘novo normal'”, ressaltou. De acordo com o consultor, esse ainda continua sendo um ano de incertezas e desafios, mesmo com a recuperação parcial do setor.

Ferraz ressaltou que grande parte do volume de exportação no Brasil ainda está para acontecer. O auge da manga, na nossa região, ocorre a partir de agosto até meados de novembro, o que ainda reserva boas expectativas para a área.

Mercado Interno e Custos Gerais de Produção

Os impactos das transformações mundiais também chegam no setor dos insumos, fertilizantes e demais produtos agrícolas. Portanto, o custo de produção em tempos de pandemia também sofreu alterações. A respeito disso, o consultor explicou que esse mercado foi bastante afetado. “Grande parte desses insumos são importados, ou seja, dependem da cotação do dólar. E são justamente esses itens que compõem o preço final da fruta”. Acaba ficando mais difícil conciliar o quanto o mercado pagará pela fruta e o custo de produção, segundo Eduardo Ferraz.

Em relação ao mercado interno, a resposta geralmente é positiva quando a exportação alcança um volume satisfatório. “Normalmente, o mercado interno reage com preços melhores quando a exportação funciona bem. As pessoas acham que o aumento do dólar é sempre positivo, mas não param para pensar no custo geral de produção. Ganha-se um pouco mais por um lado, porém, perde-se por outro devido aos insumos”, explicou.

Referência

Eduardo Ferraz também abordou os cultivos de manga e uva no Vale do São Francisco, que são referências nacionais e mundiais. “Somos o único país que consegue produzir manga o ano inteiro. Isso se deve à dedicação e o conhecimento de várias pessoas e institutos de pesquisas, como Embrapa, Univasf, Uneb e outros. É importante destacar isso para que as pessoas vejam como as pesquisas tem um papel fundamental no nosso desenvolvimento regional”, afirmou.

Live Ligado no Agro

As jornalistas Neya Gonçalves e Karine Paixão serão as apresentadoras da Live

A transmissão começa a partir das 17h, no canal do YouTube da Grande Rio FM e também vai contar com a presença dos consultores Augusto Prado, Jackson Lopes e Newton Matsumoto. A apresentação será de Karine Paixão e Neya Gonçalves.