Comunitário reclama de interferência política na criação de associação de moradores em Petrolina

0
Luis reclama de atuação da Cubape. (foto: Carol Souza/ Nossa Voz)

O mototaxista, Luis Carlos de Menezes procurou o Nossa Voz para denunciar uma suposta articulação política que estaria atuando para atrapalhar a fundação da associação de moradores do Residencial Novo Tempo de Petrolina-PE. De acordo com Luis Carlos, o presidente da
Central Única dos Bairros de Petrolina (Cubape), Pedro Caldas, há dois anos atrasa a entrega da documentação para que ele tome posse como presidente da associação.

“Fui enganado pelo presidente da Cubape. Fizemos uma eleição há dois anos por aclamação. E até hoje eu venho cobrando essa documentação pra exercer minha função de fato”, relatou Luis Carlos, acrescentando que para resolver a situação, procurou o presidente da Federação do Vale do São Francisco (Feavasf), Paulo Lima para concluir o processo eleitoral.

Ainda segundo Luis Carlos, o objeto de Pedro Caldas, que seria aliado ao prefeito Miguel Coelho, é impedir que ele, como comunitário que não é apoia o prefeito, consiga tomar posse da associação. “Estão querendo fazer uma reunião na comunidade para desarticular toda minha chapa como fundadora, que já está em cartório e , se Deus quiser, no início de abril eu tô recebendo toda a documentação, tudo legalizado, com CNPJ,

Em resposta à denuncia de Luiz Carlos de Menezes, o presidente da Cubape, Pedro caldas encaminhou nota ao Nossa Voz. Segundo Pedro, a entidade não é responsável por pagar o Registro da Ata de Constituição de Associação e do Estatuto Social. Após as assembleias de aclamações ou eleição de novas diretorias, o presidente eleito devem ir no cartório para encaminhamento de registro da associação e pagar suas despesas cartoriais. Mas, de acordo com Pedro caldas, “Luiz Carlos não conseguiu a assinatura de um advogado nas duas vias do estatuto social, o que lhe impediu de registrar o Estatuto.

Além disso, Pedro contou que houve um desentendimento na diretoria inviabilizou a conclusão do registro da Ata. Por isso, a Cubape orientou que uma nova Assembléia Geral fosse convocada. Mas dentro do período de dois anos a situação não foi resolvida.

O Cubape ressaltou ainda que o Residencial já tem uma associação de moradores fundada, mas não registrada. E os membros que antes faziam parte da diretoria com Luis Carlos estão com uma chapa montada para participar da eleição convocada pela Federação das Associações do Município de Petrolina (Feamupe) neste sábado (23), às 19h na Quadra Poliesportiva do Residencial.