Começa hoje operação de combate ao comércio ilegal de armas e munições

0
Operação começou em 2015. (foto: reprodução internet)

O Exército Brasileiro inicia hoje (09), em todo o Brasil, a Operação Alta Pressão VIII. A atividade ocorre em condição de interagências e objetiva fiscalizar o comércio de armas de fogo, munições e insumos, em lojas e clubes de tiro cadastrados junto ao Exército. A meta é evitar ou coibir o cometimento de ilícitos com o uso desses produtos controlados.

A primeira operação do gênero ocorreu em 2015. Através do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados – SisFPC, o Exército tem capacitado os militares e integrantes de agências que participam da operação.

Dados de Operações

Na Alta Pressão VII em outubro de 2018, foram apreendidas 41.288 munições, 1.135 armas de fogo, 172 armas de pressão entre elas 22 airsoft e duas lunetas de uso restrito em todo o país. Ao todo, 95 empresas foram autuadas por irregularidades administrativas no trato com Produtos Controlados pelo Exército (PCE).

Produto Controlado

Para que um produto seja “controlado pelo Exército”, ele precisa ter poder de destruição ou outra propriedade de risco. Além disso, é necessário que o uso seja restrito a pessoas físicas e jurídicas legalmente habilitadas, capacitadas técnica, moral e psicologicamente, de modo a garantir a segurança da sociedade.