Com 28 mil famílias “averiguação cadastral”, Prefeitura de Petrolina amplia atendimento para atualização do Cadastro Único

0

O Ministério da Cidadania prorrogou os prazos para beneficiários de programas sociais do governo, como o Auxílio Brasil, atualizarem as informações do Cadastro Único até 12 de agosto. As mais de 5 milhões de famílias que estão na “averiguação cadastral” devem realizar o procedimento nas próximas três semanas. Em Petrolina, segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos há 28 mil famílias que precisam passar por este processo. Entretanto, de acordo com reclamações feitas pelos beneficiários ao programa Nossa Voz, o acesso aos locais de atualização não tem sido fácil. As linhas constantemente ocupadas na central de atendimento e as dúvidas sobre quem realmente precisa fazer o agendamento estão entre os entraves para solucionar o problema. 

“A questão do agendamento em si no equipamento foi alterada, nós estamos mudando das terças e quintas-feiras,  são agora todos os dias a abertura de vagas para o pessoal conseguir agendar. E isso se deu por conta da alta demanda municipal”, explicou a coordenadora do Cadastro Único de Petrolina, Luiza Menezes, em entrevista ao NV. 

A decisão foi tomada para suprir a alta demanda por atendimento.

A coordenadora também explicou quais beneficiários precisam passar pela atualização. “Essa averiguação cadastral são as famílias que no período de dois anos, nós sempre instruímos os beneficiários a atualizarem o cadastro a cada dois anos ou se tiverem alguma alteração de renda ou de endereço ou na composição familiar. E esse grupo de averiguação, que tem que atualizar até o dia 12 de agosto, é o público que teve alguma alteração de renda e não foram atualizar o cadastro, muitos por conta do receio de perder o auxílio. Ou assinaram um contrato, pequeno, temporário de um mês, dois, três meses e por receio de prejudicar o recebimento do Auxílio Brasil, não buscaram a atualização e com isso levaram ao bloqueio ou cancelamento deste auxílio ou também da tarifa social de energia”, listou, complementando que a atualização é anual apenas para os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada). 

“O governo federal bate os dados, cruza os dados com as plataformas deles. O pessoal não vai informar as alterações e o governo federal detectou e caíram nesta averiguação. Por isso este prazo”. 

Luiza ainda reforçou as medidas adotadas para melhorar e ampliar o acesso aos atendimentos. “Aumentei o número de vagas, temos aumentado este quantitativo. Em março tivemos 3.400 atendimentos, no mês de junho tivemos quase de 6 mil, somente no Casa Bolsa, no equipamento central, porque também temos atendimento do Cadastro Único. São 10 CRAS no município, para reforçar esse atendimento ao público. Então os agendamentos eram feitos nas terças e quintas, decidimos alterar isso, o agendamento agora é diário. Todos os dias estaremos abrindo uma quantidade de vagas”. 

Para agendar a atualização do Cadastro Único o beneficiário deve entrar em contato através do telefone (87) 3863-6871 ou através do site http://agendasocial.petrolina.pe.gov.br/ . O horário de atendimento é das 7h30 às 16h.