Chuvas: Chesf emite carta circular alertando a população ribeirinha

0

A Companhia Hidroelétrica do Rio São Francisco (CHESF) faz um alerta aos ribeirinhos em relação a chegada do período de chuvas e à necessidade de ações de prevenção por causa do risco de cheias.

Veja a nota na íntegra:

Prezado(a) Senhor(a)
Durante o último período chuvoso ocorreram vazões que permitiram o reenchimento dos Reservatórios de Três Marias, Sobradinho e Itaparica. Atualmente, os aproveitamentos encontram-se
nos patamares abaixo explicitados, considerando o processo de otimização energética, que envolve as diversas regiões do País, sob a coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS:

No presente mês de novembro, iniciou-se um novo período úmido, e a prática de defluências mais elevadas, ao longo de todo o rio durante a estação chuvosa, caracteriza-se como procedimento normal e costuma ocorrer em função da pluviometria registrada na região e do nível de armazenamento dos reservatórios da bacia.

Vale destacar o procedimento adotado pela Chesf de apenas praticar aumento dos valores de descargas de modo gradual, de acordo com as regras operativas pré-estabelecidas, precedido de aviso para a adoção das providências possíveis pelas entidades atuantes na região, visando minimizar seus impactos sobre a população que adentra na calha do rio, seja na zona rural, com culturas de vazante, seja nas cidades, com barracas, bares, habitações diversas e até mesmo construções mais elaboradas, como também sobre as atividades produtivas desenvolvidas na área dos reservatórios.

Desta forma, em caráter preventivo e com o objetivo de mitigar possíveis impactos da elevação de vazões, caso venha a ser necessária durante o período úmido que ora se inicia, ressaltamos a importância e necessidade da adoção de medidas por parte das entidades envolvidas, em cumprimento ao seu papel institucional, inclusive com relação à conscientização da população de que o controle de cheias exercido pelos reservatórios é limitado, devendo, portanto, ser fortemente evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação.

Sendo assim, solicitamos a V.Sa. ampla divulgação junto às comunidades ribeirinhas das informações aqui apresentadas, que alertam para o início do período úmido e, junto com ele, a possibilidade de virmos a ter ocorrência de chuvas e consequentemente aumento das vazões.

Atenciosamente, Tony Ulysses Rodrigues de Matos Firmino-Superintendente de Gestão da Operação do Sistema.