Mutirão do INSS de perícia médica via telemedicina para BPC começa hoje; saiba como funciona

0

O Instituto Nacional do Seguro Social começa hoje (22) um mutirão de perícia médica via telemedicina em agências da Previdência Social para requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoas com deficiência. O programa é exclusivo para a região Nordeste, contemplando 106 unidades sem atendimento presencial. 

Em Pernambuco, são 13 agências participantes do mutirão: Salgueiro, Afogados da Ingazeira, Palmares, Escada, Santa Maria da Boa Vista, Cupira, Belo Jardim, Araripina, São José do Belmonte, Pesqueira, Custódia, Goiana e Itamaracá. 

O gerente-executivo do INSS Petrolina, João Rodrigues de Lima Júnior, em entrevista ao Nossa Voz, explicou que as filas em torno do benefício se devem ao número de peritos reduzido na região, além do processo ser mais demorado que os demais realizados pelo órgão. “Aqui [no Nordeste] está concentrada a grande fila desses benefícios, até porque esse é o processo mais complexo porque passa por três etapas: Análise da renda, a avaliação social e a perícia médica. Por isso demora tanto. A fila é grande, mas na nossa região já está bem controlada. Temos menos de 600 pessoas nela, esperando. Mas essas 600 pessoas se traduzem em 600 famílias que estão esperando o benefício e a gente está tentando antecipar isso o quanto antes para que elas não esperem mais”, reforçou. 

No Sertão Pernambucano, os atendimentos já haviam iniciado na etapa piloto no formato da telemedicina. “Já foram feitos alguns pilotos nas nossas agências de Salgueiro e Santa Maria da Boa Vista participaram desse primeiro momento. Em Santa Maria da Boa Vista houve subutilização das vagas, mas em Salgueiro foi um sucesso, todas as vagas preenchidas e o pessoal tem gostado dessa perícia. Ela funciona normalmente, como as outras. A pessoa vai até a agência no horário agendado, seus laudos e atestados são digitalizados por um servidor estagiário, que manda para o perito médico que está em outro lugar. A maioria dos que estão nos atendendo são do Sul. A pessoa entra na sala da perícia e a diferença é que o perito não estará lá presencialmente e sim na tela do computador e vai fazer as perguntas através de videoconferência, se for o caso, vai pedir para a pessoa mostrar alguma coisa que seja necessária para análise e fará isso virtualmente, colocando no sistema da mesma forma que acontece com os outros peritos”. 

Lima Júnior ainda complementou, informando que o requerente deve seguir o mesmo procedimento da consulta presencial. “Para o requerente não muda nada. A diferença que a gente tem é que o perito estará em outro local e atenderá por videoconferência. Para a gente a diferença é enorme porque temos poucos peritos no Nordeste, eles estão concentrados nas grandes cidades, aqui na nossa gerência só temos em Petrolina, Ouricuri e Serra Talhada, enquanto temos 18 agências para atender. Então as outras agências serão atendidas por essa perícia remota”.

Os canais de agendamento também seguem os mesmos. “Se a pessoa está dando entrada agora, pode realizar o agendamento através do contato telefônico 135, ou através do app ou site Meu INSS ou através de alguma das nossas entidades parceiras, já vai ter a vaga. Hoje temos vagas abertas para Salgueiro. Ainda não abriram as vagas para Araripina, Santa Maria da Boa Vista e São José do Belmonte, que vão abrir nos próximos dias”.