Cabrobó dará início a vacinação de pessoas a partir de 40 anos

0


A Secretaria de Saúde de Cabrobó anunciou, nesta sexta-feira (4), que irá avançar em mais uma etapa de vacinação contra a Covid-19 no município. A partir da próxima segunda-feira (7), será iniciada a imunização de pessoas com idade a partir de 40 anos. Podem ser vacinadas todos as pessoas desta faixa etária, mesmo aquelas que não tenham comorbidades.

Segundo a secretária Gilca Morais, as doses da vacina Astrazeneca estarão disponíveis nos postos de saúde já na manhã de segunda-feira. (7) “Nós temos em estoque mais de 1800 doses, que estão sendo aplicadas em mutirão hoje, mas na segunda voltam para os postos de saúde. Nesse caso, as pessoas desse novo grupo que são pessoas a partir dos 40 anos, devem se dirigir a unidade mais próxima de suas casas onde poderão ser imunizadas” explicou.

Nesta sexta-feira, o município já havia iniciado a imunização de novos grupos prioritários. Um ponto de vacinação foi montado na Quadra Poliesportiva da EREM Senador Paulo Guerra, para atender aos seguintes grupos: trabalhadores da educação, trabalhadores Da limpeza urbana e resíduos sólidos, trabalhadores Do transporte coletivo rodoviário, caminhoneiros e Pessoas em situação de rua.

No caso de pessoas desses grupos, terão direito pessoas a partir dos 18 anos que comprovarem fazer parte de um dessas categorias. Para isso, devem apresentar na hora da vacinação os seguintes documentos: Declaração de vínculo do trabalhador com a instituição; CPF; Documento com foto; Comprovante de residência; Alvará para comprovação de função ( para motoristas de transporte coletivo rodoviário).

2ª Dose Coronavac

Já em relação à vacinação dos idosos e grupos prioritários que aguardam a segunda dose da Coronavac, a situação em Cabrobó ainda é de um avanço lento na aplicação do imunizante. Segundo Gilca Morais, o município tem recebido quantidades fracionadas da vacina, o que dificulta a conclusão do trabalho. “Temos recebido poucas doses e nesse caso estamos dando prioridades às pessoas com mais idade e com um quadro de saúde mais frágil. Ainda temos muitas pessoas aguardando e nos cobrando pela segunda dose. Nossa expectativa é de que a partir do dia 15 de junho esse envio seja normalizado e possamos concluir a vacinação desse grupo “, ressaltou.

Número De Casos

De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (3), Cabrobó contabiliza 1970 casos positivos de contaminação pelo novo coronavírus. Desses, 1858 pessoas estão recuperadas. Nesse momento a cidade tem 84 casos ativos de Covid-19 e outros 138 casos suspeitos estão em investigação. Cabrobó já registrou 28 óbitos.