Cabrobó começa a vacinar crianças de 3 a 5 anos contra a Covid-19

0

A Secretária de Saúde de Cabrobó iniciou nesta segunda-feira (25) a vacinação de crianças a partir dos 3 anos de idade, contra a Covid-19. Segundo a pasta, os pais dos cerca de 2 mil cabroboenses nesta faixa etária já podem levar seus filhos para qualquer unidade básica de saúde para que sejam imunizados com a primeira dose.

Segundo a Coordenadora Municipal do Programa Nacional de Vacinação, Thamires Brandão, apesar do estado ter orientado a imunização para a faixa etária de 4 anos, Cabrobó vai conseguir avançar um pouco mais na vacinação. “Começamos com os 3 anos. Porque a vacina vai chegar semanalmente, então não tem porque começar com 4 anos. Isso porque seria só uma semana depois para baixar a idade, por isso já começamos logo com 3 anos. Até porque já haviam muitos pais ansiosos e essa foi a faixa estabelecida pelo Ministério da Saúde. Já entregamos para toda zona urbana, para demanda espontânea. Na zona rural percebemos que funciona melhor com um cronograma por comunidade ou marcar um dia D para cada localidade” explicou.

Ela também destacou a importância de intensificar a imunização deste novo público, pensando no controle de novos casos de Covid-19 no Município. “Tem sido o público com mais número de hospitalizações. Ou seja, as crianças que não estavam imunizadas são as que têm dado entrada com sintomas gripais e sendo hospitalizadas com problemas respiratórios. Isso foi o que fez que o Ministério da Saúde se preocupasse em avançar para essa faixa etária. Essa é a idade que já estamos enviando para as creches e para as escolas, então vai ter contato. A vacina da gripe, ameniza os sintomas gripais, então se a criança recebe a da gripe e ela tem a possibilidade de receber logo a da Covid, será minimizada a possibilidade dessas crianças serem infectadas” destacou.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Cabrobó, ate o fechamento desta matéria, Cabrobó tem 109 casos ativos de Covid-19. Na última sexta-feira (22), o município contabilizou o 38 óbito.