Bahia: audiência sobre impactos de Brumadinho no rio São Francisco é marcada

0
A audiência servirá para coletar dados sobre os impactos da tragédia nos municípios da calha do rio. (foto: divulgação CMP)

Enquanto no Vale do São Francisco ainda não foi agendado nenhum encontro oficial de discussão sobre os efeitos do rompimento da barragem de rejeitos de mineração da Vale em Brumadinho no Rio São Francisco, o Ministério Público da Bahia larga na frente e marca uma audiência pública para quinta-feira (4) no município de Bom Jesus da Lapa. A audiência servirá para coletar dados sobre os impactos da tragédia de Brumadinho nos municípios da calha do rio, na Bahia.

Serão coletados junto aos poderes públicos, movimentos sociais e comunidade local, depoimentos sobre a potencial presença de metais pesados, que podem comprometer a qualidade hídrica da bacia e causar danos à saúde da população local, que passarão a integrar o inquérito civil do Ministério Público estadual sobre os efeitos da tragédia de Brumadinho na Bahia.

Entre os convidados a participar da audiência estão: representantes da Vale, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Defesa Civil; Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia (Divisa); Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF); Agência Nacional de Mineração (ANM); Agência Nacional de Águas (ANA); Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf); Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa); SOS Mata Atlântica e Ministério Público Federal (MPF). A audiência será aberta ao público.