Ao lado do Secretário de Infraestrutura, Fred Machado, prefeito anuncia o novo hospital de Petrolina: “No ano que vem vamos entregar o hospital que vai atender a todos”, diz Simão

0

No programa “Nossa Voz” realizado em nosso estúdio hoje, o prefeito Simão Durando e o Secretário de Infraestrutura, Fred Machado, discutiram os projetos em andamento na cidade e as novidades.

O prefeito anunciou a construção de um novo hospital no próximo ano, bem como reformas e ampliações em diversos postos de saúde e infraestrutura. Essas ações visam atender às crescentes demandas da população de Petrolina, proporcionando cuidados de saúde mais acessíveis.

“Entre as ações que estamos fazendo, estamos reformando e ampliando diversos postos de saúde. A secretaria de saúde e a de infraestrutura viram locais que mais cresceram e precisam ampliar para atender a demanda. Então, no ano que vem também vamos entregar o hospital, antes estavamos reformulando para ser criança e adolescente, mas a gente entende a necessidade da população e ele vai ser para atender diversos públicos da cidade de Petrolina. Da gestão até essa construímos já 22 UBs, diante as demandas. Essas ofertas e ampliações são para as pessoas que tenham uma saúde perto de casa” destacou.

O prefeito Simão Durando abordou sobre o Projeto Complexo Esportivo Terra do Sul, que será o maior parque municipal da cidade. Localizado no antigo Raso da Catarina, no coração da zona leste, o parque oferecerá instalações esportivas, incluindo pista de atletismo e áreas para prática esportiva. O projeto será lançado em outubro, com uma duração prevista de 15 meses e a inclusão de diversas quadras esportivas.

“Estou muito feliz, o projeto será lançado em outubro. A obra de execução é de 15 meses, vai ter diversas quadras poliesportivas. Isso é para a gente mostrar que estamos trabalhando”, afirmou o prefeito. 

Durando também abordou a importância do saneamento básico, mencionando a criação da nova bacia do Henrique Leite e a expansão do sistema de água tratada em Nova Descoberta e Maria Tereza. Ele enfatizou a necessidade de levar água tratada não apenas para a zona urbana, mas também para áreas rurais, visando eliminar a dependência de caminhões-pipa. O projeto terá início este ano, com uma execução estimada em mais de 15 meses. Além disso, em setembro, está previsto o lançamento do edital de licitação da Orla 3, visando melhorar a mobilidade urbana.

Fred Machado falou sobre os planos para a Orla da cidade, que incluem uma etapa inicial de revitalização do beira d’água até o porto, com qualificações adicionais até a rotatória da Bíblia. O edital para esta obra será lançado no início de outubro, com recursos da Codevasf, permitindo que as etapas sejam concluídas ainda este ano. “No mês de setembro, deve ocorrer o edital de licitação da orla 3. Com isso, vai melhorar a qualidade da mobilidade urbana para melhorar o direito de ir e vir”, salientou. 

Quanto à duplicação da Transnordestina, Fred anunciou a construção de duas pontes e a adição de uma ciclovia. Ele destacou que o trabalho está progredindo, apesar de desafios na rede, e que a meta é entregar uma obra qualificada até março.

Simão Durando enfatizou a importância de garantir segurança viária em trechos da Transnordestina com histórico de acidentes. Ele também mencionou o lote 2 do projeto, que está sendo desenvolvido em colaboração com a Codevasf e inclui a pavimentação de 96 ruas, além da recapagem de 10 vias. Essa iniciativa beneficiará 30 bairros da cidade, incluindo Serrote do Urubu, Dom Avelar, Loteamento Recife, São Jorge, São Gonçalo, João de Deus, Pedra Linda, São José, Caminho do Sol, Portal da Cidade e Cidade Universitária.

“No lote 2 a gente conta com a Codevasf, estamos já fazendo os ajustes do plano junto com o da drenagem. Até meados de outubro estaremos lançando 96 ruas, fora recapeamento e serão 10 ruas para serem recapeadas”, afirmou o prefeito.