Agentes de Trânsito temem perda salarial com possível migração com a Guarda de Petrolina

0
Possibilidade de migração de agentes de Ammpla para Guarda Municipal foi anunciada pelo prefeito.
Foto: Divulgação/Pref. Petrolina

Durante a entrega de novas viaturas, que aconteceu no início desta semana, O prefeito de Petrolina-PE, Miguel Coelho anunciou que vai abrir edital de concurso público para guardas municipais. Miguel reconheceu que o número de agentes por habitantes está longe do ideal. “Tem que ser um guarda pra cada mil habitantes, então Petrolina já tá defasada. Vamos lançar esta semana o novo edital da Guarda para que a gente possa convocar o mínimo de 40 novos agentes. Ou seja, nós vamos ter um aumento de 30% do efetivo”, explicou Miguel Coelho.

E parece que a Guarda Municipal pode ganhar um reforço ainda maior. É que a gestão do município está estudando a possibilidade de migrar os agentes da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) para a Guarda. “Isso é um projeto de lei que passou no Congresso Nacional, onde transforma e dá ainda mais autonomia pra Guarda Muncipal. E essa migração não vai ser só em Petrolina. Todas as cidades que hoje contam com Guarda Municipal, a tendência é que também viram polícias municipais”, afirmou o prefeito de Petrolina.  

Questionado sobre como vai ficar a situação dos agentes de trânsito da Ammpla com essa migração, o prefeito disse que tudo está sendo estudando. “Não é que ninguém vai acabar os agentes de trânsito. Mas dentro da Polícia Militar tem o destacamento, o Batalhão de Trânsito. (..) Mas isso ainda não está fechado. Pode ser que os agentes de trânsito fiquem fora desse projeto”, ponderou o prefeito.

O prefeito destacou ainda que um projeto já havia sido enviado para a Câmara de Vereadores de Petrolina, mas a prefeitura retirou pra fazer ajustes. ” A gende mandou pra Câmara em dezembro do ano passado. Mas a gente já retirou, até pra poder fazer mais alguns ajustes. (…) E no momento que todos esses pontos estiverem azeitados, a gente vai enviar pro legislativo apreciar”, finalizou o prefeito.

Um fonte ligada à Ammpla confidenciou ao Nossa Voz que a grande preocupação dos agentes de trânsito de Petrolina é que o salário dos guardas é bem menor. A expectativa dos profissionais agora é pra saber como a prefeitura pretende equalizar essas diferenças salariais e gerenciar um possível mal estar entre os profissionais que poderão fazer parte do mesmo efetivo, mas com salários distintos.  

Fotos: Divulgação/Pref. de Petrolina