“A sustentabilidade do SUS passa pela atenção primária”, afirma Artur Amorim destacando a importância do XIV Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco

0

Petrolina sediará o XIV Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco, que começa nesta quarta-feira (17) e seguirá até sexta (19). Organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), com o suporte da Prefeitura de Petrolina e sua Secretaria de Saúde, o tema deste ano é “Sustentabilidade do SUS: Fortalecendo a gestão municipal de saúde para a qualificação da Atenção Primária e Regionalização”. 

Este importante encontro vai reunir figuras proeminentes do Ministério da Saúde, de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco, da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE), do Conselho Estadual de Saúde (CES), da Câmara Municipal de Petrolina, da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), entre outras.

Artur Amorim, Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, ressaltou a posição de Petrolina como um ponto de referência no cuidado à saúde em Pernambuco e parte da Bahia. “Petrolina é uma cidade que é destaque, inclusive na sua rede estruturada de saúde para nosso estado de Pernambuco e boa parte dos municípios da Bahia. Temos aqui um reconhecimento, inclusive, lá no Ministério da Saúde, e criou a primeira região interestadual de saúde. O exemplo de Petrolina e Juazeiro para nós é muito importante para o estado de Pernambuco e para o Brasil todo, considerada uma articulação desses municípios da região da Bahia e da região de Pernambuco como um exemplo para que outras regiões do país também possam se organizar e formar”, destacou Amorim.

Ele também enfatizou a importância da sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), identificando o subfinanciamento como um desafio crítico. “Isso a gente está num processo de descentralização dessas ações do próprio sistema. É interessante dizer que a sustentabilidade do SUS, visto que um dos grandes gargalos que a gente tem hoje é o subfinanciamento presentes dentro desse sistema, mas a sustentabilidade dele se dá através principalmente da coluna vertebral que é um ser humano. Então, eu costumo dizer que a atenção primária, o postinho de saúde, é a UBS, que tem um médico, que tem um enfermeiro, que tem um dentista, que tem os agentes comunitários de saúde são uma coluna vertebral é o primeiro contato com a população”, explicou o presidente.

Amorim também discutiu o conceito de regionalização dentro do sistema de saúde: “A gente precisa de fato estar fazendo essa discussão de maneira muito forte e também tratando da regionalização. A gente tem 416 regiões de saúde no país e a gente está em uma dessas macrorregiões que é a região aqui de Petrolina e pra gente é muito importante estar trazendo esse congresso para cá, porque isso mostra uma representação importante da rede de saúde daqui, e também da integração com os demais municípios.”

Segundo Amorim, a complexidade do sistema de regulação pode ser comparada a um diálogo entre dois namorados que não falam a mesma língua, refletindo as dificuldades encontradas no processo de encaminhamento e comunicação entre diferentes níveis de atendimento.

“Quando temos um sistema de regulação que não conversa eficientemente com as redes de referência, como o IMIP em Petrolina, que deveria garantir um atendimento especializado em neuropediatria, enfrentamos barreiras significativas”, explicou Amorim.

Ele destacou que a região do Vale do São Francisco, especialmente em Petrolina, sofre com a falta de serviços especializados em neurologia, uma carência que tem sido objeto de discussões em várias reuniões da rede de saúde local. “Precisamos falar sobre isso, pois, como aprendi ao longo da minha carreira, um problema não exposto é um problema inexistente. Estamos trabalhando para trazer mais investimentos e melhorar esse cenário”, afirmou o presidente.

Ele reiterou a necessidade de investimentos maiores em tecnologia para aprimorar os serviços de saúde. “Saúde se faz com gente, saúde não se faz com robô. E para se fazer saúde com gente, a gente precisa de mais investimentos em tecnologia”, concluiu.

Programação

O primeiro dia, 17 de abril, será palco da 6ª Mostra Pernambuco aqui tem SUS, na Autarquia Educacional do Vale do São Francisco (FACAPE), das 9h às 17h. À noite, terá uma cerimônia de abertura no Cine Teatro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), às 19h, com homenagens e atividades culturais.

No segundo dia (18), as atividades serão no Auditório principal da FACAPE, em Petrolina. Ocorrerão debates cruciais com representantes do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (CONASS), CONASEMS e Ministério da Saúde. A tarde será repleta de seminários sobre Imunização, SUS Digital, Vigilância em Saúde, Diálogo entre Atenção Primária e Atenção Especializada, e Estratégias para Fortalecimento da APS.

No último dia, 19 de abril, a manhã será marcada pela Assembleia Geral Ordinária (AGO) e a Leitura da Carta de Petrolina pelo COSEMS. Em seguida, as discussões se concentrarão no novo Financiamento Interfederativo da Atenção Primária, encerrando com a empolgante premiação da VI Mostra Pernambuco aqui tem SUS.