Oposição tem dois candidatos à liderança: Gilmar Santos e Marquinhos do N04 aguardam a decisão dos colegas de bancada

0
(Fotos: Reprodução)

Dois nomes estão colocados para a liderança da oposição na Câmara de Petrolina. O do vereador de primeiro mandato, Marquinhos do N04 (Podemos) e o do vereador reeleito, Gilmar Santos (PT). Questionado sobre sua disposição em assumir a representação da bancada situacionista, Marquinhos resumiu o processo em poucas palavras.

“Não teve a reunião ainda, vamos sentar o quatro da oposição para definir quem vai estar na liderança, mas coloquei meu nome à disposição. Tanto eu quanto Gimar colocamos os nomes, todos estão aptos a assumir e vamos ver, sentar o quatro para saber quem realmente será o líder”.

Já na opinião do professor Gilmar Santos, ter experiência é fundamental para enfrentar a base governista composta por 19 vereadores de situação. “Nós colocamos o nosso nome à disposição, primeiro porque temos uma posição crítica a essa gestão, queremos continuar contribuindo dessa forma crítica, mas acima de tudo responsável. Apresentando não apenas a nossa divergência, mas também propostas que melhoram a qualidade de vida da nossa população e ajudando também a gestão a acertar mais. Mas também pela experiência que nós temos”, destacou.

Segundo Santos, conhecer o dia a dia da casa permite uma atuação mais completa na defesa dos objetivos traçados pela bancada. “Um vereador que tem a experiência desses quatro anos compreende qual é o trâmite da Câmara Municipal, qual é o trâmite da gestão de maneira geral e queremos contribuir para que a posição marque uma posição que seja realmente benéfica para o processo de construção política. Que a gente não vacile na hora de apresentar a nossa posição”.

O vereador reeleito reafirma o respeito aos colegas e fala sobre a expectativa de unidade entre integrantes do grupo. “Nós respeitamos os colegas que estão chegando e creio também que tenha da parte deles muita disposição e potencial para contribuir, mas estamos colocando nosso nome à disposição. Vamos nesse diálogo chegar a um consenso e nós esperamos muito que a oposição, assim como nós tínhamos com os companheiros anteriores. Que a gente tenha um nível de qualidade e ajude Petrolina a ser uma cidade melhor”.

São dois perfis totalmente diferentes de parlamentares e cada um com suas características de atuação. Gilmar Santos tem uma postura firme, com críticas contundentes ao governo Miguel Coelho. Já Marquinhos do N4, aparenta ter uma linha mais cordial e conciliadora.

Prova disso é que ele foi visto nos dias que antecederam a eleição da mesa diretora almoçando em um restaurante da cidade com o situacionista, então candidato à presidência da Câmara de Petrolina, Aero Cruz. Além dele estavam os vereadores Rodrigo Araújo, Capitão Alencar e Marquinhos de Rajada que também integravam a chapa única exitosa.

O encontro entretanto não parece ter afetado o posicionamento de Marquinhos do N04, já que ele votou em branco na sessão do dia 01 de janeiro, assim como a colega de bancada, Samara da Visão (PSD).