Vereador Gilmar critica andamento de obras no município e secretário Fred Machado responde: “Gostaria que ele nos provasse”

0

Em entrevista recente ao programa Nossa Voz, o vereador Gilmar Santos (PT), além de tecer duras críticas à saúde municipal e às políticas de assistência social em Petrolina, reforçou que a gestão local “sabe fazer muita propaganda, mas não faz os investimentos necessários”. Para o parlamentar, a espetacularização do São João de Petrolina também tem escondido problemas de infraestrutura e obras paralisadas.

“Desde 2017,a gente vem denunciando essa obra da Vila Vitória, essa creche. O secretário [de educação] Plínio Amorim sabe quantas vezes eu estive cobrando o encaminhamento desta obra, que é uma vergonha. Uma obra de 2016, uma creche e você passar cinco anos da gestão Miguel/Simão, porque é uma mesma gestão, é uma continuidade, e você não ter uma creche entregue para a nossa população”, disparou acrescentando que outras ordens de serviço foram assinadas pelo prefeito Simão Durando, enquanto não há previsão de conclusão deste equipamento público.

Santos ainda apontou falhas na condução das políticas de saneamento em Petrolina e omissão da gestão municipal. “A mesma coisa acontece com esse caso do saneamento básico, que é uma obrigação do município. E aí nós temos esse grupo falando toda hora em força política que não consegue priorizar o saneamento básico e outra: fica a todo momento transferindo para a Compesa. A Compesa tem uma responsabilidade, que por sinal, tem um péssimo serviço para Petrolina. Mas o povo de Petrolina não pode ser enganado, quem deve assumir a política pública de saneamento, isso é Lei, em todo Plano Nacional de Saneamento está previsto isso, é o poder público municipal. E a gente não vê esse pessoal assumindo realmente compromisso com isso”.

Presente na edição de hoje (26) do programa, o secretário de infraestrutura e mobilidade urbana, Fred Machado, negou que haja ordens de serviço assinadas sem o devido andamento das obras. “Eu respeito muito os vereadores, tanto de oposição quanto da situação. Para mim o tratamento tem que ser igual. Cada um fala o que quer. Gostaria que ele nos provasse, nos relacionasse e eu convido até para que ele vá a secretaria para me mostrar quais são as OS [ordens de serviço] que nós não estamos iniciando as obras, as obras que estão paralisadas e não tem continuidade”.

Sobre as obras paradas, Machado culpou a burocracia que envolve a contratação e distrato de uma empreiteira. “A gente é muito transparente, estamos com um problema sério do [Programa] Avançar Cidades por conta da empresa. Eu não tenho culpa, o prefeito não tem culpa e a gente já abriu um processo administrativo, a empresa já está voltando para fazer os reparos e se ela não concluir a gente vai destratar, torná-la inidônea e vai ter que licitar. Isso é um risco que todo gestor pode ter na condução do seu trabalho. A gente não vai adivinhar que uma empresa que está performando bem, em determinado momento, por questões internas, desandou. Estamos fazendo a nossa parte de notificações de processos administrativos”.

Sobre a paralisação da construção da creche do bairro Vila Vitória, o secretário apontou para a interrupção no repasse de recursos do Ministério da Educação. “Ele falou sobre a creche, a Seinfra não toca as obras da educação, mas eu tenho conhecimento por fazer parte da gestão. Conversando com Plínio e com Kepler, que toca as obras da educação, foi um problema de repasse do FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação], por isso que está parada. Então, se o recurso federal teve algum entrave, não chegou, a obra iniciou, parou. Estamos aguardando, o nosso prefeito, Simão, já foi diversas vezes a Brasília, está tentando resolver para que esse recurso chegue para a gente dar continuidade”.

Por fim, Fred ainda explicou o atraso na entrega do Centro de Diagnósticos e do Laboratório Central. “A empresa não aguentou, o período de pandemia realmente quebrou muitas empresas e ela não teve saúde financeira, nós tivemos que destratar. Mas, já nesse mês de agosto, [Rodrigo] Jacobina já está com essa missão da gente publicar o edital [de licitação] do Centro de Diagnóstico e logo em seguida o laboratório. Vamos relicitar para que a gente conclua. O recurso está garantido, então assim que tivermos esse problema com essas duas obras, que está posto, já falamos sobre isso. Temos obras importantes na área da saúde como o Hospital da Criança, nosso centro de referência da criança e do adolescente está de vento em polpa. Temos um prazo aí, se tudo ocorrer bem, em abril para maio a gente faz essa entrega. Estamos trabalhando forte, respeito o vereador Gilmar e estamos abertos para saber que tipo de obras ele está falando”, convocou.