Valgueiro critica obras paradas e denuncia vereador que interfere nas licitações de Petrolina

0
(foto: Milena Pacheco/Nossa Voz)

No programa Nossa Voz desta quarta-feira (31), o líder da Oposição ao governo municipal na Câmara de Petrolina, Paulo Valgueiro (MDB) comentou sobre o levantamento que a oposição está fazendo, baseado no relatório de 2018 do Tribunal de Contas de Pernambuco que identificou à época 63 obras no município.

“A gente foi fazer uma checagem dessas obras apontadas e identificamos algumas outras além das que estão no relatório. Como é um relatório de 2018, algumas também já haviam sido concluídas. (…) A gente identificou obras de creches, a prefeitura bota a culpa nas empresas contratadas e aí a prefeitura tem que ter mais zelo na hora de fazer as suas licitações”, criticou o vereador.

Em resposta à avaliação de Valgueiro, por telefone, o vereador Ronaldo Silva (DEM) rebateu as críticas e frisou que ninguém pode interferir em uma licitação pública. “Quando você coloca um edital, nem prefeitura, prefeito, vereador, ninguém pode proibir nenhuma empresa de participar da licitação. Infelizmente, tem uns construtores irresponsáveis que participam das licitações, pra ganhar ele baixa o preço e no andamento da obra, ele não vai ter condições de fazer. Como essa empresa que ganhou a licitação de todas as creches Cmei e não teve condições de fazer. Então, a prefeitura teve que fazer o distrato e fazer um novo processo”, justificou.

Paulo Valgueiro partiu pra réplica e disparou: “Eu não preciso puxar saco de prefeito. Eu não tenho cargos para o prefeito ameaçar tirar na hora que bem quiser. Eu uso da verdade. E tenho andado, visitado as obras e culpo sim a gestão, porque a licitação tem que ser feita de forma que todas as empresas possam participar. A licitação tem que ser feita de forma que não exista lobista convidando amigos pra participar de licitação e podando aquelas pessoas que possam concorrer de verdade e fazer a obra como deve ser feita”.

Valgueiro foi além e denunciou que existe um vereador de Petrolina, que não integra a Comissão de Licitação, mas tem voz e decide quem vai ou não participar das licitações. “Ronaldo sabe exatamente qual o colega dele que faz esse papel dentro da Comissão de Licitação, sabe quem é o vereador que usa dessas prerrogativas para burlar a forma de fazer licitação. (…) É membro da própria Câmara Municipal, vez ou outra está na comissão. Parece que ele tem uma cadeira cativa. Tá lá sempre levando amigos e tirando aqueles que ele acha que não é amigo”, denunciou.

Novamente, sem dar nome aos bois, Valgueiro informou apenas que há denúncias sobre essa situação junto ao TCE-PE e disse que vai esperar.