UPA 24h de Petrolina faz alerta sobre cuidados com a saúde bucal

0

Nesta quarta-feira, 20 de março, a Unidade de Pronto Atendimento de Petrolina (UPA 24h) junta-se à comunidade global para celebrar o Dia Mundial da Saúde Bucal, que este ano traz como tema “Uma boca feliz”. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal para uma vida saudável.

Para a cirurgiã dentista da Unidade, Dra. Mariana Lopes, a saúde bucal está diretamente ligada à qualidade de vida. “Uma boca saudável não se resume apenas a dentes bonitos, mas também à ausência de dor e doenças. É fundamental manter hábitos saudáveis, como escovação regular, uso de fio dental e visitas periódicas ao dentista”, destaca a profissional.

Outro ponto importante para uma boa saúde bucal é a alimentação. “Uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais e fibras, contribui para a saúde da boca, pois esses alimentos ajudam a limpar os dentes e a manter a gengiva saudável”, afirma.

Um dente cariado, por exemplo, pode não só causar dor e desconforto, mas também levar a complicações graves, como a endocardite, uma infecção no coração que pode ser fatal.

“A falta de higiene bucal adequada pode levar à formação de placa bacteriana, que, se não removida, pode se transformar em tártaro e causar doenças gengivais, como a gengivite e a periodontite, que por sua vez podem resultar na perda dos dentes e aumentar o risco de desenvolvimento de doenças sistêmicas, como diabetes e doenças cardiovasculares”, complementa a dentista.

Quando procurar um dentista?

Muitas pessoas só procuram um dentista quando sentem dor ou desconforto, mas é importante estar atento a sinais que podem indicar problemas bucais mais graves. Alguns sinais de alerta que não devem ser ignorados incluem: Dor de dente persistente; gengivas inchadas, vermelhas ou sangrando; mau hálito; sensibilidade dental; dentes quebrados, lascados ou desgastados; lesões na boca que não cicatrizam.

“Além desses sinais, é importante visitar regularmente o dentista para check-ups e limpezas, mesmo na ausência de sintomas. A prevenção é a melhor forma de manter a saúde bucal em dia e evitar problemas mais sérios no futuro”, orienta a Dr. Mariana.

Urgência e emergência odontológica

Vale lembrar que a UPA 24h de Petrolina dispõe de urgência e emergência odontológica, funcionando de domingo a domingo, inclusive feriados, das 7 às 19h. Correspondem ao seu perfil: pacientes com queixa de dor latente, sangramento proveniente de corte ou hemorragia; com perda de dente por trauma, abscesso em boca ou com deslocamento de mandíbula; que apresente corpo estranho em qualquer lugar da face ou luxação dentária, quebra de dente com aresta cortante e dente luxado.