Universidade Aberta do Brasil (UAB) terá dois cursos de nível superior em Sobradinho

0
(Imagem: Divulgação)

A cidade de Sobradinho, ganhará o seu Polo UAB, estrutura acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo para as atividades de ensino e aprendizagem dos cursos e programas de Educação a Distância – EaD, de responsabilidade das Instituições de Ensino Superior – IES.

O município seguiu os protocolos de análise de informações e apresentação dos documentos, e atendeu a todos os critérios para a implantação do polo no Sistema SisUAB -Sistema de Gestão e Informação do Programa Universidade Aberta do Brasil, que tem como objetivo fomentar a política de democratização do Ensino Superior.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Secretaria de Educação a Distância (Sead) e da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), lançou Edital Capes nº 05/2018 do Processo Seletivo para curso de graduação da Univasf (PSG-EAD/Univasf/2020.2), em Sobradinho.

As inscrições estarão abertas no período de 06 a 16 de agosto para preenchimento de sessenta (60) vagas oferecidas nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e de Letras Libras, com 30 vagas em cada um.

A Seleção irá considerar a nota mais alta do ENEM dos últimos 05 anos, e todo o processo é feito pela UNIVASF, através da SEaD (Secretaria de Educação a Distância), sendo que os professores estatutários da rede também ingressarão com comprovação de sala de aula.

A UAB, em Sobradinho vai funcionar no prédio da Creche Paulo Pacheco, totalmente estruturado pela prefeitura para receber essa grande conquista do povo sobradinhense.

“O polo da UAB em Sobradinho, é última ação do Plano de Governo do Prefeito Luiz Vicente na área de Educação que faltava realizar. Essa conquista, representa uma política pública educacional de medidas para efetivação do direito de acesso à educação superior gratuita para Sobradinho. Dessa forma, fica comprovado que valeu muito a pena toda a luta, para garantirmos mais essa conquista para o nosso povo. Importante salientar que, os professores da rede municipal só poderão ser matriculados nos cursos, se estiverem exercendo em sala de aula a função, sendo estes estatutários. Os estudantes do 3º ano médio, também terão acesso à faculdade, sem ter que se deslocarem de Sobradinho. Após realizarmos todas as reformas e adaptações necessárias no prédio onde funcionará o polo da UAB, recebemos a visita da CAPES, a gestão cumpriu com todas as regras, e agora, fomos contemplados com o edital. Estou muito feliz, pois a certeza da conquista do polo da UAB veio para selar e fechar com chave de ouro, a gestão educacional do Prefeito Luiz Vicente”, comemorou a Secretária Dulcilene Kestering.

Também em clima de comemoração, o Prefeito Luiz Vicente Berti falou da sua realização por ter intermediado essa conquista, que traz o desenvolvimento para Sobradinho, através do legado do conhecimento.

“O conhecimento vem antes de tudo, é ele que transforma, amplia a visão e proporciona o desenvolvimento. Como gestor deste município me sinto muito honrado e contemplado com a implantação do nosso polo UAB, que trará o ensino superior público para nossos munícipes. Esta é uma das maiores conquistas do nosso município. Vamos oportunizar espaço de Formação Continuada e Cursos de Graduação e Pós-graduação à comunidade de Sobradinho, e cidades circunvizinhas, fomentando o conhecimento e a qualificação profissional. Estou ansioso para ver o polo funcionando, pulsando vida e conhecimento”, disse o prefeito Luiz Vicente Berti.