Uneb em greve: vereadores de Juazeiro se comprometem a dialogar com governo estadual

0
Audiência pública foi realizada na Câmara de Juazeiro. (foto: Uneb/
divulgação)

Durante audiência pública realizada ontem (16) na Câmara de vereadores de Juazeiro-BA se comprometeram a intermediar um diálogo entre o Governo do Estado e os grevistas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Desde o dia 9 de abril as atividades da unidade de ensino estão paralisadas por tempo indeterminado.

A reunião pública discutiu a greve a partir das demandas e reivindicações de estudantes e professores do Campus III, em Juazeiro. Na reunião, o estudante do curso de direito Ericles Nunes reforçou os principais pontos de reivindicação dos docentes que levaram à deflagração da greve. “O movimento grevista reivindica por mais autonomia financeira e administrativa da universidade, a continuidade da pesquisa e da extensão, o fim do contingenciamento de recursos promovido pelo governo, e o repasse de 7% das receitas líquidas de imposto”, disse.

“Há reivindicação (em virtude) de um descumprimento da norma que deve nortear toda e qualquer lei que se produza no estado da Bahia. É preciso que o estado nos ouça. O sucateamento constitui desumanidade e insensibilidade”, completou o estudante.

Ao final da sessão especial, o professor do curso de Pedagogia, Paulo Soares, reforçou que o contingenciamento orçamentário e a falta de autonomia nas gestões dos departamentos são os maiores problemas enfrentados pela universidade. “O governador libera (a verba), mas chega a um ponto que retira esse valor ou parte dele. O tempo tão exíguo para o cumprimento de certos orçamentos parece uma tentativa de fazer com quê não dê tempo de usar o recurso. A universidade tem pujança. Produz pesquisa, forma milhares de profissionais todo o ano e tem um funcionamento regular, mas está passando por dificuldades. Está vivendo por forças dos docentes, funcionários e estudantes”, salientou.

O presidente Alex Tanuri encerrou a reunião se comprometendo a formar uma comissão, com três vereadores, para tentar intermediar um diálogo com o governador Rui Costa. “Nós tentaremos ajudar e fazer com que essa audiência surta efeito. O compromisso de nós vereadores é ajudar vocês”, disse.