Transforma Petrolina reúne instituições sociais para apresentar balanço do São João Solidário

0

O São João Solidário é uma estratégia do Transforma Petrolina para potencializar a pauta do voluntariado e da solidariedade durante as festividades do Ciclo Junino. Nessa sexta-feira (30), o programa reuniu representantes das instituições sociais que foram beneficiadas com as ações e doações do São João Solidária 2023 para apresentar o balanço com os resultados positivos das atividades realizadas durante o período junino na cidade e a quantidade de alimentos arrecadados que serão destinados para as 32 entidades participantes.

Além da arrecadação, o São João Solidário também fomentou o empreendedorismo feminino através de cursos profissionalizante para mulheres; resgatou a memória junina nos idosos com o “Forró do Vovô”; promoveu o fortalecimento do empreendedorismo social nas instituições sociais por meio da “Colab Solidária” e estimulou a doação de alimentos e a interação do público nas redes sociais do programa através do “Fã Solidário”.

As instituições beneficiadas pelo São João Solidária são comprometidas com o desenvolvimento social e a sustentabilidade de suas comunidades e atuam na valorização dos idosos, a reabilitação de dependentes químicos, o acolhimento de pessoas em situação de rua, a proteção animal, famílias em situação de vulnerabilidade social, atenção à primeira infância, o acesso à saúde, entre outras.

De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, a participação das entidades nos processos do São João Solidário é fundamental para a transparência e fortalecimento do projeto. “As instituições são muito participativas e entendem a importância de avaliarmos juntos os bons resultados do projeto e já traçarmos novas metas para 2024”, afirma.