Terremoto de magnitude 2.5 é registrado em Lagoa Grande (PE) nesta quarta-feira

0

Um terremoto de magnitude 2.5 foi registrado na manhã desta quarta-feira (07) em Lagoa Grande (PE). De acordo com o coordenador do laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professor titular do Departamento de Geofísica da instituição, Aderson Farias do Nascimento, a movimentação sísmica foi por volta das 5h30 a aproximadamente 25 quilômetros da noroeste da sede do município.

“Foi registrado muito bem pelas estações que compõem a rede de monitoramento da Rede Sismográfica Brasileira, da qual a UFRN opera as estações do nordeste do Brasil. Especificamente temos uma estação em Petrolina que registrou muito bem esse evento, já que ela se encontra um pouco mais próxima, mas o evento foi em Lagoa Grande. Foi sentido pela população, já que foi uma manhã e as pessoas estão geralmente despertando, mas não temos nenhum registro de danos significativos das estruturas. Essas informações já foram passadas a Defesa Civil, que é o órgão responsável por orientar a população”, explicou Aderson.

“As pessoas têm esse mito de que terremoto é só se destruir as coisas. Na verdade, o nome terremoto vem da terra se mexendo, que é um tremor, nome que ficou consagrado pelo uso das pessoas, não é necessariamente errado, mas o nome correto é terremoto”, informou Farias.

A coordenadora da Defesa Civil de Lagoa Grande, Erioneide Isabel da Silva, afirmou que até o momento não houve prejuízo, que vai fazer uma visita no interior para ouvir a população e saber mais detalhes. Disse ainda que, no dia 22 de julho, foi registrado um terremoto de magnitude 2.5 na Fazenda Tanque no município.