Situação derruba requerimentos da oposição num embate envolvendo investigação da Polícia Federal e acusação de politicagem

0

Na sessão desta terça-feira (19) dois requerimentos propostos por vereadores de oposição causaram polêmica entre os parlamentares de Petrolina. Um deles (Requerimento nº 580/2021), de autoria de Gilmar Santos, ainda questionava o atraso de pagamento dos professores contratados em agosto e que não tiveram seus salários pagos no período correto. O outro (Requerimento nº 584/2021) era de autoria do líder da bancada de oposição, Marquinhos do N04, e pedia a relação de todos os cargos comissionados da prefeitura de Petrolina e seus locais de atuação.

Atento a isso, o líder da situação, Ronaldo Silva, solicitou que esses requerimentos fossem votados separados dos demais e convocou sua bancada para votar contra as duas solicitações.

O vereador Gilmar Santos se mostrou indignado com a perspectiva de rejeição. “É sempre motivo de estarrecimento e de muita indignação. Não é desse vereador, mas da população de Petrolina que banca um salário mensal de R$15 mil bruto, líquido R$ 11 mil e poucos, para os vereadores votarem contra a população. (…) Estou aqui eu apresentando um requerimento para que o secretário de educação explique se o atraso em dois meses dos salários dos professores tem relação com o roubo que a secretária fez de recurso público. Qual é a obrigação desse parlamento? Aprovar pra que o secretário explique”. 

Ronaldo Silva contra-argumentou, afirmando que os fatos estão sendo investigados pela Polícia Federal. “Esse pedido que este líder faz a bancada é porque o vereador Gilmar Santos já trouxe essa situação para esta casa, na sessão passada. (…) E vossa excelência está certo, é papel do vereador fiscalizar. Mas, como vossa excelência acabou de dizer, e eu procurei me informar também, esse processo já está em investigação com a Polícia Federal. Então não cabe mais a esta casa fazer esse tipo de abordagem. Quando terminar o inquérito, pode ter certeza que essa liderança vai trazer para o conhecimento de todos vocês o resultado final”. 

Silva também declarou que as informações solicitadas por Marquinhos do N04 podem ser encontradas no Painel da Transparência e disse que líder da oposição apresentava um requerimento politiqueiro. “Não é de hoje que vereadores de oposição pedem essa tipo de relação. É só entrar no Painel da Transparência que vai ver lá a relação de todos os cargos comissionados da casa. Então é só 1uestão de politicagem”. 

Marquinhos do N04 rebateu o discurso de Ronaldo Silva e cobrou mais transparência da administração municipal. “Esse requerimento se faz necessário pelo simples fato de quando a gente acessa o portal da Transparência da Prefeitura, é necessário o nome do indicado. Por isso tem que vir da prefeitura. Como é que eu vou saber quem o prefeito de Petrolina indicou para tal cargo – saber por nome. Se você fala tanto que tem transparência na prefeitura, qual é o medo que a população saiba quais são os cargos indicados politicamente? Vossa excelência disse que esse requerimento é politiqueiro. Politiqueiro é o que vossa excelência está fazendo com a bancada de situação, pedindo para que votem contra”. 

Mesmo após todo o embate, os requerimentos da oposição foram rejeitados. O de autoria de  Gilmar Santos foi reprovado por 13 votos a 3 e uma abstenção. A solicitação de Marquinhos do N04 foi derrubado por 11 votos a 3. Foram registrados nessa votação 3 abstenções.