Sisu encerra neste domingo as inscrições; saiba o que avaliar para decidir se muda a opção de curso

0

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam às 23h59 deste domingo (26). Depois da tensão por causa dos erros na correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e das instabilidades no sistema, os candidatos têm, até o último minuto do prazo, chance de alterar as opções de curso que fizeram ao longo da semana.

A decisão costuma ser guiada pelas notas de corte parciais, atualizadas sempre à meia-noite, com base no desempenho daqueles que já se inscreveram. Quando o aluno percebe que está muito distante do patamar exigido em determinado curso, tende a querer mudar de opção. De acordo com especialistas ouvidos pelo G1, este é o momento mais delicado do processo.

Abaixo, confira o que os especialistas recomendam aos alunos na data final de inscrição. Um spoiler: é preciso ter cuidado.

Vale a pena escolher outro curso ou universidade no último dia?
O ideal é que o candidato avalie, com antecedência, quais são os cursos de maior interesse. E considere, a partir disso, em quais universidades deseja estudar.

É comum, no entanto, que o aluno se desespere ao perceber que sua nota não será suficiente. Diante do risco de não ser aprovado, pode procurar qualquer outra graduação, que tenha notas de corte menores. “A escolha deve ser planejada. Não vale a pena marcar qualquer curso, só para dizer que passou, se depois não fará a matrícula”, afirma JP Ferreira, diretor do Oficina do Estudante.

O desafio é encontrar o equilíbrio. Se o sonho do aluno for cursar medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro, cuja nota de corte é 804, mas ele tirou 600, não vale a pena desperdiçar uma das opções. Mas também não deve escolher pedagogia, que tem nota menor, se não for um curso que lhe interesse. (g1)