Sindsemp faz blitz em Unidades de Saúde para avaliar condições de trabalho de servidores

0
(foto: divulgação)

A diretoria do Sindicato de Servidores Públicos Municipais de Petrolina realizou, ontem (19), fiscalizações em duas AMES e na Policlínica Municipal. O presidente Walber Lins e sua equipe, foram ver de perto as condições de trabalho dos servidores agora que está em vigor o decreto municipal que determina que a população permaneça em casa, além da suspensão de consultas eletivas nas unidades básicas de saúde da família. As medidas foram tomadas como forma de prevenção ao Corona vírus Covid-19.

Na Policlínica Municipal, o Sindsemp encontrou poucas pessoas para atendimento na unidade, no entanto, na sala de espera, muitos estavam próximos uns aos outros e foram orientados a aumentar a distância entre as cadeiras. Os servidores e servidoras usavam máscaras e faziam higiene das mãos com o uso constante de álcool em gel. A coordenação da unidade já organizou a suspensão de parte do atendimento eletivo.

Na AME Manoel Possídio, no Bairro Areia Branca, a dificuldade foi com a própria população que ainda não entendeu a orientação de isolamento em casa. Um homem procurou a unidade apenas para aferição de pressão arterial. A coordenação e os servidores organizaram a separação de pacientes idosos e crianças, com sintomas de doenças respiratórias. Além disso, a equipe está usando máscaras em todo o tempo de atendimento. O Sindsemp ainda fez um remanejamento de uma servidora gestante da sala de vacina, já que a legislação federal, determina que mulheres nesse período não devem trabalhar nesse setor.

Na AME Amália Granja, servidores ainda estão fazendo atendementos que deveriam estar suspensos. Eles relataram ao sindicato que ainda estão fazendo coletas de sangue e vacinação, por exemplo, o que atrai pacientes ao posto, colocando-os em situação de exposição ao Covid-19.

Enfermeiras e técnicas pediram a intervenção do Sindsemp no sentido de solicitar a suspensão desses atendimentos à Secretaria de Saúde para preservar a própria população e para otimizar o uso dos equipamentos de proteção individual para quando realmente os servidores precisarem nesse momento de pandemia.