Sinais da cheia do Rio São Francisco já são visíveis em Santa Maria da Boa Vista

0

Em razão da defluência da barragem de Sobradinho, em Santa Maria da Boa Vista-PE, os sinais da cheia do Rio São Francisco já são visíveis. Segundo a CHESF, a cada dois dias serão liberados 500m³/s, tendo a previsão de que até o dia 24/01 a defluência seja de até 4.000m³/s, podendo, a depender da necessidade aumentar a vazão.

Por conta disso a CHESF vem orientando a população ribeirinha quanto aos cuidados com inundações, que podem causar prejuízos em motores de irrigação, plantações, e havendo inclusive a necessidade de alguns ribeirinhos desocuparem as áreas de risco.

As palhoças da orla que antes ficavam mais de 5 metros da margem do rio, agora estão submersas, já do lado onde fica o Centro de Abastecimento ( CEASA,) local onde há movimentação dos barqueiros, a água se aproxima da parede da parte mais alta do local. Devido a grande quantidade de água que chega ao Rio São Francisco, consequentemente muitas plantas aquáticas descem junto, dificultando o tráfego fluvial.

Considerando a necessidade de mais liberação de água, a orientação é que todos os moradores de regiões ribeirinhas possam se organizar para evitar qualquer prejuízo, seja material ou de qualquer outra natureza.