SES-PE apresenta termo de cooperação para atendimento a gestantes em Ouricuri e Araripina

0
silhouette of a pregnant woman isolated on white background
(foto: reprodução)

Representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) visitaram os municípios de Ouricuri e Araripina para apresentar o termo de cooperação técnica entre a SES-PE e a Organização Pan-Americana de Saúde – Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS). A parceria tem foco na redução da mortalidade materna e prevenção ao câncer do colo de útero.

A apresentação em Ouricuri foi ontem (29), no auditório da IX GERES (Gerência Regional de Saúde). Hoje (30) a exposição do termo de cooperação técnica foi em Araripina, seguida por visita ao Hospital e Maternidade Santa Maria.

Durante a visita, foi apresentado um panorama da rede obstétrica da região, que conta com 12 serviços de saúde, como o Hospital Regional Fernando Bezerra (Ouricuri) e a Maternidade Santa Maria (Araripina), responsáveis por 97% dos partos no Araripe. Com base nos dados apresentados, os membros da SES-PE buscam discutir com os gestores municipais como eles enxergam a organização da rede e como contribuir para melhorá-la. Um dos principais pontos é vincular a gestante a algum serviço de saúde, para garantir um parto seguro, e encaminhamento das grávidas de alto risco para outros hospitais de referência.