Semana Internacional da Mulher: gestão do tempo, empreendedorismo e qualificação profissional em pauta no Nossa Voz

0

O programa Nossa Voz desta terça (7) recebeu na manhã de hoje a empresária, mãe e escritora, Renata Medeiros, a mãe, instrutora do curso de administração do Grau Técnico, Anne Patricia Alves, e a economista e empreendedora Patrícia Souza, para falar sobre o impacto da gestão do tempo no cotidiano, a qualificação profissional da mulher e o empreendedorismo feminino.

Renata destacou o papel do autocuidado no gerenciamento das diversas atividades em sua rotina. “Eu costumo sempre priorizar muito a questão do autocuidado, do autoamor, da gente se olhar mais, se priorizar, tirar um tempo do dia só pra gente, pra dar aquela respirada, porque se a gente tá muito sobrecarregada isso influencia, reverbera. Uma mulher estando bem consigo, ela consegue cuidar. Fazer uma oração, ouvir uma música. No final de semana tentar sair com os amigos e se desligar um pouco, procurar construir memórias do tempo com a família, com os filhos, aos poucos colocando isso na rotina”, disse Renata.

Para gerenciar as tarefas e manter o processo criativo na escrita, Renata contou que criou dois grupos de Whatsapp, um para administrar as finanças e outro para a criatividade. “Às vezes eu estou correndo,  eu gosto muito de atividade física. Graças a Deus, eu consigo hoje praticar, apesar das minhas limitações físicas, mas eu consigo esse tempinho para mim. Quando vem a ideia, eu corro para o celular, para anotar logo para não fugir a ideia, eu uso muito essa ferramenta a meu favor”.

Transição de carreira

A instrutora do curso de administração, Anne Patrícia, deu dicas para lidar com a transição de carreira. “A primeira coisa de todas, a gente precisa reafirmar a nossa identidade, o autoconhecimento, que é a base de tudo. Você fazer algo que você gosta, algo que você se identifique e não tem época para isso. Eu também trabalho, ao longo da minha profissão,  a transição de carreira. Se você não está satisfeita, você precisa realmente buscar uma maneira de fazer isso valer a pena, afinal de contas, a gente passa muito tempo fora da nossa família, do convívio com os amigos, então trabalhar com algo que você não gosta, com algo que é simplesmente uma troca de dinheiro pelo tempo não faz mais sentido hoje”, explicou.

“Alguns lugares realmente vão ter um esforço maior para você entrar disputando como mulher, mas isso é possível. E a gente tem conquistado um grande espaço. Aos poucos, a gente foi crescendo esse degrau e hoje tem feito muita diferença aí no mercado de trabalho”, disse Anne.

Empreendedorismo

A economista, Patrícia Souza, destacou o papel do tripé, equilíbrio espiritual, saúde física e saúde mental, para que a mulher possa empreender. “Quando a mulher empreende, a gente consegue, no cenário nacional, a diminuição da desigualdade de gênero, a mulher consegue a sua independência financeira. Por isso a importância de políticas públicas voltadas para o empreendedorismo feminino. Em Petrolina, nós temos grandes ações voltadas para o mundo empreendedor da mulher”. 

“Nós temos em Petrolina exemplos de mulheres empreendendo através de startups, a gente tem aplicativo hoje específico para mulheres, da mesma forma que a gente tem Uber, a gente tem em Petrolina grandes artesãs,  tem o grupo Casa das Arretadas, formado por mulheres, e que cada vez mais estão conquistando seu espaço. A gente tem Sertão das Artes, a Associação Trapiá na Areia Branca, várias ações, vários grupos que precisam ser fortalecidos para que sejam exemplos do surgimento e para o surgimento de outros”, destacou Souza.