Segunda morte suspeita por H1N1 é registrada na UPA de Juazeiro

0
(Foto: Reprodução)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Juazeiro, registrou o segundo óbito suspeito por H1N1, nesta quarta-feira (11). Na última sexta-feira (06) foi registrado o primeiro caso suspeito. Lembre aqui.

A Secretaria Municipal da Saúde com a responsabilidade epidemiológica no município, torna público que Juazeiro registrou nesta quarta-feira (11), mais um óbito por suspeita de H1N1. A paciente era residente do bairro Tabuleiro. A mesma chegou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) já sem os sinais vitais, mesmo assim, a equipe de  prontidão realizou as manobras de reanimação, mas sem sucesso. Juazeiro já tem registrado até esta quarta-feira, nove casos suspeitos, quatro casos confirmados, dois óbitos, um já confirmado e em outro será realizado o exame. 

A infecção pelo vírus da Influenza A/H1N1 pode ocorrer por contato com secreções respiratórias, através da tosse ou espirrosbde pessoas contaminadas pelo vírus. É uma infecção viral, onde os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O agravo da gripe H1N1 pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo ser fatal. O vírus vive de duas a oito horas em superfícies, por isso, hábitos de higiene pessoal, como lavar as mãos com frequência ajuda a reduzir as chances de contaminação.

O Ministério da Saúde está antecipando o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Dia 23 de março, idosos e profissionais da saúde serão os primeiros a serem vacinados. O dia D será 09 de maio. Segundo informações disponíveis no site do Ministério da Saúde, a decisão da pasta é uma medida preventiva a esses públicos. A vacina é o meio de proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, mas dependendo da gravidade pode levar a óbito.