Secretaria de Saúde faz alerta sobre acidentes com escorpiões em Petrolina

0
(foto: divulgação PMP)

O verão é o período chuvoso para o Sertão e é também a principal época de reprodução dos escorpiões. Por isso, a Prefeitura de Petrolina emitiu um alerta para a população sobre as medidas para prevenir o aparecimento desses animais nas residências.

Os escorpiões têm hábitos noturnos e se alimentam, principalmente, de insetos e aranhas. Os moradores precisam fazer a limpeza de terrenos e quintais, por exemplo. “A gente salienta a importância de cada morador avaliar seu imóvel e eliminar possíveis situações que tornem a residência atraente para o surgimento de insetos, principalmente baratas, pois irá promover a proliferação de escorpiões. O lixo doméstico deve ser colocado em sacos plásticos ou cestos de lixo, devidamente fechados, para posterior coleta. É importante também evitar nas residências acúmulo de entulhos, telhas, blocos e madeiras”, frisa a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

A prefeitura atua no combate do animal, através da captura das espécies e das orientações dos agentes de saúde e de endemias. Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em 2018 foram registrados 277 acidentes com escorpião em Petrolina, enquanto no ano passado foram 330 casos.

O que fazer em caso de acidente com escorpiões?

A pessoa que foi picada deve lavar o local com água e sabão. Em seguida, procurar o Hospital Universitário (se for adulto) e o Hospital Dom Malan (se for criança) para que a equipe de saúde avalie a necessidade de aplicação do soro antiescorpiônico.

Se possível, é recomendada a captura do escorpião para levá-lo para a identificação da espécie. “Todas as espécies de escorpião podem inocular veneno pelo ferrão e a gravidade do envenenamento varia conforme o local da picada e a sensibilidade do acidentado. Este ano, foram registrados 11 acidentes com escorpião em todo município”, finalizou Marlene Leandro.