Secretaria de Saúde disponibiliza exames, consultas e cirurgias especializadas em Petrolina 

0

As ações fazem parte do mutirão anunciado no mês de maio pela gestão municipal  

Junho começou com esperança e resolutividade para a agricultora Ivanilda da Silva Santos. Moradora do Projeto N8, a trabalhadora rural precisou se ausentar das atividades na roça para cuidar do filho Nicolas Gustavo da Silva, de 3 anos. A criança passou por duas crises convulsivas que deixou os familiares em alerta. Acompanhada pela Unidade Básica de Saúde da localidade, a família teve direcionamento para um pediatra, que solicitou alguns exames, entre eles um eletrocardiograma e uma tomografia. *Nessa quinta-feira (01) foi   realizado o primeiro exame através da parceira da Prefeitura de Petrolina com hospitais privados da cidade.  

Com os olhos cheios de lágrimas, Ivanilda relatou os momentos vividos com o filho e depois a satisfação em fazer os exames com tamanha rapidez. “Como mãe o coração fica aflito. Ver seu filho tão pequeno passando por certas situações, é difícil. Nicolas é uma criança que não fica quieto, mas quando presenciei as crises convulsivas, fiquei desesperada. Uma crise veio após uma febre alta, e a outra ele estava dormindo. Ao sermos encaminhados da UBS para o pediatra, nos foi solicitado um eletro do coração e uma tomografia da cabeça, pois convulsão não é normal”, descreveu.  

A agricultura ainda relata que sabia que o filho seria contemplado com os exames. “Eu saí da Policlínica e fui para a unidade do N8, mas as meninas falaram que eram exames que demoravam muito, fiquei apreensiva, mas confiei. Quando nessa quarta-feira (31), a agente de saúde chegou feliz dizendo que os exames de Nicolas estavam marcados, um para hoje (01). A tomografia será dia 9 de junho.  Tudo que vem para completar e acrescentar na saúde é bem-vindo, e hoje estou muito feliz”, explicou.  

Além dos exames que Nicolas fez, também são oferecidos Raio X, MAPA, consultas com especialistas, cirurgias gerais, pediátricas, urológicas e ginecológicas.  Estão sendo retomadas as cirurgias para pacientes que apresentam lábio leporino e fenda palatina. Essas ações fazem parte do pacote de ações conveniadas entre a Prefeitura de Petrolina e hospitais e clínicas privadas da cidade.  

O Secretário de Saúde, João Luís Nogueira, ressalta a importância do trabalho com parcerias. “A expressão de Ivanilda e a satisfação dela é o que estamos consolidando nos pacientes que aguardam por seus procedimentos. O Prefeito Simão Durando tem nos cobrado atenção especial para saúde, e através dessas parcerias com hospitais e clínicas da rede privada temos proporcionado essa vazão nas demandas. Estamos focados na resolução das necessidades clínicas e especializadas da população. Em breve vamos zerar essas demandas”, reforçou João.